Varanda gourmet: 6 itens que não podem faltar no projeto

Nem sempre você precisa de uma ampla área de lazer para garantir os momentos de descontração com a família e os amigos. Aliás, diante dos espaços cada vez mais reduzidos nos projetos de arquitetura, o que vem ganhando destaque é a varanda gourmet. Nela, o ambiente se torna perfeito para receber, até mesmo nos apartamentos.

Afinal, para esse novo conceito em reunir convidados, o que conta é acertar na mobília e na decoração para deixar o espaço aconchegante, alegre e prático. E, claro, não esquecer dos petiscos com muitas bebidas variadas, certo?

Quer ficar por dentro do que não pode faltar no projeto daquela varanda gourmet de causar inveja a qualquer um? Leia o nosso post a seguir e descubra como!

1. Infraestrutura adequada para o local

Vamos ter em mente que uma varanda gourmet é a extensão da sala de estar ou da cozinha ou, até, dos dois cômodos ao mesmo tempo. Por isso, a disposição dos móveis e eletrodomésticos deve evidenciar praticidade e conforto.

Portanto, antes de tudo é preciso projetar a localização ideal das tomadas e de uma iluminação eficiente. É importante lembrar, também, da instalação hidráulica, para a pia ou mais torneiras necessárias.

2. Uma boa churrasqueira

Um dos itens mais requisitados numa varanda gourmet é a churrasqueira, que carrega a missão de deixar o espaço perfeito para uma boa roda entre amigos. Quem não gosta de um churrasco, não é mesmo? Lembrando que o espaço disponível é que vai influenciar na escolha do tipo mais adequado.

Então, se a área é ampla, uma boa opção é a churrasqueira de alvenaria. Mas, se a varanda em questão é de um apartamento menor, sem problemas! Existem opções de churrasqueiras portáteis elétricas, a bafo, inox, e muito mais. Uma grande variedade que, certamente, vai permitir deixar o seu projeto muito mais atraente.

3. Mesa com cadeiras confortáveis

Quem está planejando uma varanda gourmet é porque gosta de receber em casa, não é verdade? Pois então! Boas mesas e cadeiras estão entre os móveis essenciais para dar conforto aos convidados numa área gourmet.

E para que eles fiquem bem acomodados, as cadeiras devem ser muito confortáveis. Dependendo do espaço, é possível dispor, até mesmo, poltronas, puffs e banquetas pela varanda. Sem dúvidas, as festinhas serão inesquecíveis!

4. Fogão ou ilha com cooktop

Por mais que um espaço gourmet esteja situado relativamente próximo à cozinha, tudo o que se quer é promover maior integração com os convidados, você concorda? Então, lance mão do fogão nessa área de lazer.

Em varandas amplas, principalmente em casas, a melhor opção é a ilha com cooktop. Inclusive, ela pode ser conjugada a uma pia e bancada. Além de ser bem sofisticada, a ilha permite maior facilidade para a circulação de pessoas, perfeita para os dias de festa.

5. Geladeira ou frigobar

Dá para cogitar uma festa sem bebidas geladas e sempre à mão? Claro que não! Então, para agradar aos convidados, providencie o espaço da geladeira!

Nos espaços menores, uma boa alternativa é dispor do versátil frigobar. Para um aproveitamento ainda melhor, ele pode ser colocado debaixo de uma bancada, por exemplo. Assim, a posição será acessível e sem ocupar muito espaço.

6. Plantas para enfeitar e dar vida ao ambiente

Não importa se a varanda é pequena demais, as plantas sempre deixam o ambiente mais leve e agradável. Sendo assim, para espaços muito compactos, utilize técnicas de jardins verticais. Certamente eles vão cair bem em qualquer ocasião!

Outra boa ideia é o cultivo de uma mini-horta, que também pode ser verticalizada. Dessa forma, os temperos são colocados em vasos, podendo, ainda, serem utilizados nas receitas do espaço.

Então, essas dicas serviram de inspiração para ajudar na decoração de uma varanda gourmet tanto em espaços grandes como mais compactos? Se você curtiu o nosso post, siga as nossas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook) e acompanhe mais novidades!

Share Button
spacer

Leave a reply