Tipos de espelhos: qual devo usar na decoração da casa?

Algumas peças-chave são indispensáveis na hora de criar a decoração da sua casa. Queridinhos dos designers de interiores e decoradores, os muitos tipos de espelhos decorativos são ótimas apostas para quem busca dar amplitude ao ambiente, aumentar a luminosidade do cômodo ou marcar seu estilo.

Mas como escolher aquele que combinam perfeitamente com a decoração da casa? Qual o melhor tamanho? Com moldura ou sem? As dúvidas podem ser intermináveis. Para se encontrar em meio a tantas opções de espelhos, veja nossas dicas e garanta charme, elegância e beleza à sua decoração. Confira!

Tipos de espelhos para decoração

Bisotado

Bisotado é o tipo de trabalho feito diretamente no espelho, criando efeitos, angulações, acabamentos e bordas. Essa técnica caracteriza o espelho decorativo sem molduras.

Justamente por não ter moldura, esses tipos de espelhos se encaixam perfeitamente em ambientes com decorações mais leves e clean. Ele combina muito bem com papéis de parede estampados no quarto, por exemplo.

Mas não se engane: a técnica bisotê pode ser utilizada para dar sofisticação também. Ao instalar vários espelhos bisotados, preenchendo toda uma parede, você cria um efeito mosaico incrível para seu hall de entrada.

Vitoriano

Espelhos vitorianos são um clássico da decoração para quem buscar um visual mais tradicional, requintado e cheio de detalhes. Inspirado na realeza europeia, esse estilo traz sofisticação.

Em um ambiente mais moderno, é possível lançar mão do espelho vitoriano com uma moldura colorida, por exemplo. Para cômodos muito coloridos, como quartos infantis, a moldura branca se destaca da mesma maneira.

O espelho vitoriano também é, muitas vezes, ligado ao luxo. Se quiser causar essa impressão, invista em uma bela moldura em madeira ou tons dourados e terá um ambiente incrivelmente luxuoso.

Provençal

Esse é, entre os muitos tipos de espelhos, o que melhor se encaixa em espaços pequenos. Carregado de história, o espelho provençal se caracteriza pela simplicidade, tons claros, delicadeza e romantismo. 

Exatamente por isso, seu uso vai além da estética. Graças às molduras em tons neutros e à superfície refletora, ele é objeto de desejo para quem quer dar a um ambiente pequeno a sensação de amplitude.

Por causa de seu charme romântico, o espelho provençal é ideal para penteadeiras ou quartos de meninas. Outra boa opção é criar montagens com diversos espelhos de variados tamanhos, fazendo a parede da sala de estar se destacar.

Venezianos

Luxo define esse estilo de espelho! Não para menos: o espelho veneziano surgiu no século XVI em Veneza e conquistou o Rei Luis XIV, que decorou uma sala do Palácio de Versailles com esse tipo de espelho. 

Se a sua casa segue um estilo bem clássico e peças de antiquário têm espaço garantido, um belo espelho veneziano não poderá ficar de fora. E nem sempre é preciso gastar muito para isso. É possível encontrar no mercado reproduções com design e acabamento impecáveis.

Apesar de não parecer, ele é uma peça versátil: vai bem em salas, lavabos, banheiros e corredores. Mas lembre-se: é ele que será o destaque do ambiente. Portanto, escolha peças que criem um contraste natural e elegante.

Bronze

Diferente dos outros tipos de espelhos citados, o espelho de bronze pode ser usado não só como peça decorativa, mas como revestimento de parede, moldura de quadros, acabamento de bancadas e muito mais.

Ele caiu no gosto dos decoradores justamente por ser uma peça coringa. Isso porque ele conta com uma camada acobreada, dando um tom que combina com tudo: num formato redondo, sugere modernidade; se for quadrado, inspira rusticidade; e o oval é totalmente vintage.

Aproveite e use ele para criar ambientes cheios de diferenciais. O espelho de bronze pode ser usado como tampo da mesinha de centro de sua sala de estar, um belo painel de TV ou mesmo um acabamento para a bancada do banheiro.

Agora que você conhece alguns dos tipos de espelhos que existem, conte para a gente nos comentários quais combinam melhor com sua casa e seu estilo!

 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *