Saiba como acertar em projetos de decoração

Criar projetos de decoração pode parecer uma tarefa difícil, porém, com planejamento, cuidado e um pouco de pesquisa, é possível projetar ou renovar o interior do seu lar. Dessa forma, o ambiente torna-se aconchegante e charmoso — tudo dentro do seu orçamento.

Pensando nisso, preparamos um miniguia para que você possa aprender como fazer um projeto de decoração de forma simples e com detalhes que fazem toda a diferença. Confira!

Escolha os móveis

O primeiro passo na hora de escolher os melhores móveis para a casa é conhecer bem o espaço. Tire as medidas do ambiente e deixe todas anotadas. Depois, defina o estilo da decoração e monte uma paleta de cores.

É interessante escolher móveis multifuncionais — que otimizam a área. Para aproveitar o espaço vertical, aposte em prateleiras. Peças leves e dobráveis ocupam pouco espaço e podem ser transportadas de um cômodo para o outro com facilidade.

Busque por inspiração

Faça uma pesquisa em blogs, redes sociais, revistas e sites de decoração para conhecer e aprender um pouco mais sobre cada tendência. Crie um arquivo com os materiais, as texturas, cores e estampas que você considera mais bonitos.

Anote também o que você não gosta ou não combina com o seu estilo. Dessa forma, suas buscas serão melhor direcionadas e há mais chances de você conseguir um projeto final que realmente tenha a sua cara.

Defina o layout dos móveis

Com as medidas do ambiente em mãos, não esqueça de também verificar a localização das tomadas e interruptores para não tampá-los com os móveis. Além disso, avalie a intensidade de luz no local para evitar que móveis sensíveis fiquem expostos ao sol por longos períodos de tempo.

Com essas informações, defina a melhor posição para dispor os móveis de maneira equilibrada. Para facilitar a visualização, você pode fazer um desenho em algum programa de computador, como o AutoCAD.

Evite o óbvio nos projetos de decoração

Fuja das opções óbvias e deixe a criatividade fluir. Conheça bem as opções disponíveis e pense em como elas podem combinar entre si. Existem feiras e eventos de decoração que apresentam as maiores inovações no setor.

Você pode optar, entre outras ideias, por luminárias que tenham um design diferenciado, paredes removíveis e móveis dois em um para formar a decoração final. Selecione as inspirações que mais têm a ver com você e faça alguns testes para resolver se elas harmonizam com o resto do projeto.

Procure reaproveitar

Antes de sair comparando preços e comprando os objetos para a decoração, procure investigar o que você já tem em casa ou o que algum amigo ou parente tem e não usa mais. Tente reorganizar a casa com o que conseguir e avalie o que pode ser aproveitado e o que vale a pena descartar.

Essa dica é fundamental para quem procura economia. Uma outra opção é buscar por brechós de móveis — que oferecem itens charmosos por preços razoáveis — ou por madeiras de demolição. Além disso, você pode customizar o que encontrar.

Não existe uma fórmula pronta para os projetos de decoração que garanta um espaço perfeito. É preciso entender quais elementos combinam entre si e conhecer as tendências e novidades do setor. Por fim, adequar tudo ao gosto pessoal e estilo do morador.

Se você gostou do nosso post, não deixe de complementar a leitura e aprenda como decorar uma cozinha americana!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *