Projetos de decoração para a sala: por onde começar?

Projetos de decoração para a sala: por onde começar?

Fazer projetos de decoração para a sala antes de inciar as mudanças é muito importante para garantir um melhor resultado após a finalização do trabalho. Isso porque embora sejam cômodos diferentes, cada espaço de uma residência deve conversar com os demais e, ao mesmo tempo, transmitir a personalidade de quem mora no local.

Então, se você está querendo aprender mais sobre decoração de salas, está no lugar certo! Continue a leitura e descubra por onde começar e o que considerar na hora de decorar a sua sala.

1. Tenha cuidado na escolha dos móveis

O tamanho do ambiente interfere bastante na tomada de decisão dos elementos que farão parte da decoração. Isso porque existem itens que não são indicados para serem utilizados em ambientes pequenos, pois ocupam muito espaço. Por isso, antes de qualquer coisa, o primeiro passo a ser dado é a identificação das dimensões da sua sala.

Após ter esses dados em mãos, é hora de analisar os móveis de acordo com o espaço que você tem disponível, quais são indispensáveis para o seu cômodo — como cadeiras e puffs, por exemplo — e, claro, o tamanho deles. Mas atenção! O estilo e a cor da mobília também são pontos-chave para garantir uma decoração de sucesso. Portanto, avalie bastante os modelos disponíveis para encontrar o perfeito para a sua sala.

2. Otimize espaço

Otimizar espaço é muito importante para garantir um melhor aproveitamento do ambiente. A escolha dos móveis que serão colocados é muito importante nesse momento, como já mencionamos. Além disso, é interessante se lembrar: menos é mais! 

A dica é investir em móveis que se adequem ao máximo no estilo que você deseja e no espaço que você tem disponível. Existem, por exemplo, diversos modelos de mesas que podem ser perfeitas para o que você deseja transmitir na sua sala, seja de centro ou mesmo de jantar.

3. Inove na escolha das cores

Quando se fala em decoração, uma das primeiras palavras que vêm à mente é “cor”. No entanto, as cores não estão relacionadas apenas às tonalidades e texturas das paredes ou dos enfeites que serão colocados, mas também da mobília.

Se você tem a possibilidade de adquirir móveis novos, encontrar o que melhor se adequa à sua personalidade é muito mais fácil, mas nada impede de dar uma cara nova à mobília antiga, seja reformando-a dando uma boa demão de tinta ou uma nova função à ela.

4. Aposte no espelho veneziano

O espelho, como agente de decoração na sala, é perfeito para ambientes pequenos, pois transmite a sensação de um ambiente maior. Mas se você deseja um ambiente moderno, o espelho veneziano é perfeito para você. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, desde redondos, ovais e retangulares.

Esse modelo de espelho possui uma moldura — feita ou não com o próprio espelho — com formas que trazem bastante elegância à peça, deixando a sua sala bastante luxuosa, principalmente quando são banhados a ouro. 

5. Não se esqueça da iluminação

Realizar projetos de decoração para a sala exige bastante pesquisa e conhecimento da personalidade dos donos da residência. No entanto, jamais se deve esquecer de trazer a sensação de conforto e bem-estar no ambiente. Portanto, além dos elementos que serão inseridos, vale lembrar da importância da iluminação do espaço.

Busque sempre aproveitar ao máximo a iluminação natural do ambiente durante o dia e invista nas luminárias no período da noite. E lembre-se: a luz ideal para as salas é a de cor amarelada, pois transmite uma sensação de um espaço aconchegante.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de realizar os projetos de decoração para a sala, não deixe de conferir como decorar uma cozinha americana. Até a próxima!

Share Button

Deixe uma resposta

Fechar Menu