Projeto de iluminação: como valorizar a decoração da sua casa

Está decorando o seu imóvel, certo? Nessa hora, a iluminação tem importância primordial na decoração de uma casa, pois é ela que vai realçar ou manter apagados alguns detalhes dos móveis, das cores das paredes e de outros objetos de ornamentação.

Por isso, um projeto de iluminação deve ser rigorosamente pensado e baseado na estética do seu lar.

Quer algumas dicas? Confira neste texto informações de como organizar a iluminação em cada cômodo da sua casa.

Sala de estar

Nesse espaço é interessante ter uma luz geral. Ainda mais se você tem uma sala espaçosa e com bastantes móveis. Para esse tipo de luz, recomenda-se utilizar lustres, luminárias ou painéis.

Também seria importante investir em uma luz indireta. Ela pode ser utilizada quando você quiser relaxar na sala de estar, assistindo a um filme na TV, por exemplo. Para luz indireta, por outro lado, o indicado é usar sancas que espalham a luminosidade pelo teto e paredes.

Sala de jantar

Uma sala de jantar que destaca a mesa de refeições pode perder a sua funcionalidade. Neste sentido, é recomendável instalar dois focos de luz no teto acima da mesa. Podem ser luzes do tipo arandela ou difusa.

No restante da sala, você pode deixar luminárias com pontos de luz direta e da cor amarelada para dar um aspecto de aconchego. Se quiser, vale a pena instalar pastilhas de led nas estantes ou prateleiras para realçar a decoração.

Banheiro

Pouca gente sabe, mas a iluminação do banheiro deve ser pensada tanto para a noite quanto para o dia. Recomenda-se instalar luz branca, mas também se pode aplicar uma luz suave para que, durante a noite, o banheiro receba um aspecto relaxante. Ainda é interessante providenciar uma iluminação lateral que incida sobre a bancada da pia.

Quarto

Esse é o lugar de repouso e relaxamento. Mas sem uma iluminação adequada, o quarto pode transmitir uma sensação indesejável. O ideal é fazer iluminação indireta nesse ambiente.

Escolha uma lâmpada que distribua a luz de maneira uniforme e que seja quente. Ela deve realçar o espaço que fica ao redor da cama preferencialmente.

Se você gosta de ler no seu quarto antes de dormir, terá também que buscar uma iluminação diferenciada. Utilize abajures com tons amarelados posicionados nos criados-mudos. Assim, você vai fazer uma leitura relaxante e logo vai pegar no sono.

Cozinha

Uma cozinha apagada não é própria para preparar os alimentos e também desconsidera o design de mesas, banquetas e eletrodomésticos.

Sendo assim, é interessante que a cozinha tenha uma lâmpada com máxima fidelidade na reprodução da cor, o chamado Índice de Reprodução da Cor (IRC). É possível encontrar no mercado lâmpadas incandescentes com essa característica.

Essas foram algumas ideias para o projeto de iluminação da sua casa. Além de móveis e objetos decorativos, uma iluminação deve considerar também as cores e papéis de parede. Se os papéis tiverem estampas bem detalhadas, é essencial trabalhar com uma iluminação mais minimalista. 

Já pensou em incrementar a iluminação da sua casa com lareiras? Conheça as vantagens de ter uma lareira ecológica.

Share Button
spacer

Leave a reply