Mesa de jantar: como escolher uma ideal para o ambiente?

Mesa de jantar: como escolher uma ideal para o ambiente?

A mesa de jantar não é apenas um espaço para as refeições, mas também um elemento de decoração da casa. E para escolher um móvel adequado, é necessário prestar atenção em alguns detalhes.

Uma boa mesa de jantar precisa ser de um material resistente, acomodar as pessoas confortavelmente e ter um tamanho apropriado para a circulação no ambiente. Como adquirir esse móvel pode ser um investimento caro, na hora de comprar ou indicar um produto para os seus clientes, é preciso lembrar desses critérios-chave.

A seguir, mostraremos 5 dicas para ajudar na sua escolha — que pode parecer difícil, mas, na verdade, é bem simples.

1. A mesa de jantar deve permitir uma boa circulação

Se você possui um espaço pequeno, não adianta ter uma mesa enorme. Mesmo que um móvel maior acomode muitas pessoas, se não for adequado ao tamanho do ambiente, o conforto será bastante comprometido. Portanto, é melhor optar por uma peça menor do que deixar o cômodo carregado.

Além do espaço livre para a movimentação dos assentos, a mesa também deve permitir uma boa circulação no ambiente. Ninguém merece ficar se espremendo pelos cantos para passar de um lugar a outro. Assim, tenha em mente que as medidas ideais são, no mínimo, de 1 m entre a mesa e a parede e de 70 cm para a circulação.

2. Atenção com o formato da mesa de jantar

Enquanto o estilo da mesa de jantar — seja rústico, seja contemporâneo — pode variar, existem algumas regras que devem ser mantidas quando se trata do formato mais adequado.

Para ambientes menores, opte por uma mesa oval, que impedirá que o espaço aparente ser pequeno demais para a peça. As mesas redondas também são ótimas para os espaços pequenos, pois elas acomodam mais pessoas e permitem uma boa circulação. Já as mesas quadradas funcionam melhor em áreas de jantar estreitas, assim como as retangulares, porém, estas requerem espaços ainda mais estreitos e longos. 

3. O material da mesa de jantar também é importante

A escolha do material da mesa é fundamental, porque ele está diretamente relacionado à estética do cômodo e à durabilidade da peça. Assim, conversar com o vendedor e procurar saber mais sobre a procedência da matéria-prima empregada é bem importante.

Se a intenção é comprar uma mesa de madeira, as de nogueira, carvalho e bordo são as mais resistentes, porém, se você optar por algo mais em conta, as de MDF cumprem bem a função.

Mesas de jantar com tampo de vidro também têm suas vantagens: além de combinarem com qualquer ambiente, elas deixam o espaço mais leve e iluminado. Por fim, as opções em aço possuem uma boa durabilidade, além de criarem um espaço funcional e de fácil manutenção.

4. Lembre-se da quantidade de lugares da mesa de jantar

A quantidade de lugares da mesa nunca deve ser pensada somente para o dia a dia, mas também para os eventos que envolvem os amigos e familiares. Nessa hora, é bom contar com uma tabela de medidas para saber qual será o tamanho mais indicado para as necessidades.

Tamanho (mesa retangular/oval)

Acomoda confortavelmente

183 cm

6 pessoas

244 cm

8 pessoas

300 cm

10 pessoas

 

Tamanho (mesa quadrada/redonda)

Acomoda confortavelmente

92 cm – 122 cm

4 pessoas

152 cm

6 pessoas

183 cm

8 pessoas

5. Não se esqueça das cadeiras da mesa de jantar

Outro ponto que deve ser lavado em conta são as cadeiras. Apesar de muitos modelos serem vendidos em conjunto com as mesas, há espaço para versatilidade e composições diferenciadas.

Além de combinar as cadeiras com a cor e o material da mesa, saiba que usar diversos estilos é uma tendência. Vale ressaltar que as cadeias de encosto mais alto trazem mais sofisticação, mas tornam o ambiente mais sério, enquanto as de encosto baixo, como as DSR, deixam o espaço mais descontraído. 

A mesa de jantar é um ótimo lugar para estar próximo de quem a gente ama compartilhando bons momentos. Esperamos que este post ajude na escolha da peça perfeita para a sua casa!

E agora que você já sabe um pouco mais sobre a mesa de jantar, que tal ficar por dentro de como brincar com as cadeiras?

Share Button

Deixe uma resposta

Fechar Menu