Listras: com que tipo de ambiente combina?

A escolha de estampas para a decoração exige muita cautela. Mas de acordo com os decoradores, hoje há espaço para diversas combinações — especialmente quando elas envolvem listras.

Seguindo algumas instruções básicas, é possível utilizá-las sem erros para deixar a decoração mais bonita. Basta manter o bom-senso! Veja como utilizar as listras em diferentes cômodos:

Ambientes que combinam com listras

Quarto de bebês

As listras verticais são excelentes apostas para cômodos pequenos, como quartos de bebês, pois dão a impressão de que o espaço é maior.

Para criar diferentes estilos, é possível usar listras em tons suaves na metade da parede com papel e pintar o restante, combinando com uma das cores da estampa.

Quarto de adultos

Para quartos de adultos, as listras ideais são as horizontais, visto que saem do comum. Elas também ampliam o ambiente e dão um ar sofisticado.

Para um quarto todo branco, pode-se aplicar as listras atrás da cama com tons terrosos que vão variando.

Também é permitido usar cores suaves em quartos de adultos, pois elas conferem mais sutileza ao ambiente. Os tons de cinza são os mais indicados.

Sala de estar

Na sala de estar, as listras podem ser utilizadas em diversas nuances de cinza para não escurecer ou carregar o ambiente. A orientação vertical é ideal para alongar o pé direito e iluminar o espaço.

Usar uma combinação de preto e branco confere um ar clássico ao ambiente. Para não cansar a visão, ela pode ser utilizada em apenas uma parede da sala, como atrás do sofá. Também vale postar em móveis com esta mesma tendência.

O mix de estampas florais com listras e texturas sólidas também pode ser utilizado na decoração, contanto que seja apenas em objetos e não nas paredes. É especialmente interessante usar este tipo de contraste em ambientes neutros, pois um pouco de listrado pode dar um toque todo especial.

Como escolher

Vertical ou horizontal

A posição das listras também pode influenciar na forma como você se sente ao passar por um local.

Quando usadas na vertical, elas dão a impressão de que estamos em um cômodo mais alto, por isso são ideais para o pé direito baixo.

Já no sentido horizontal, as listras achatam e podem deixar o ambiente mais amplo. Por isso, são indicadas para espaços pequenos e compridos.

Espessura

O ideal é deixar a espessura o mais proporcional possível ao tamanho do ambiente. Em uma sala grande, por exemplo, utilize listras mais grossas. Para lavabos pequenos, use o listrado mais fino, que tende a valorizar este espaço.

Decorar sua casa com listras é uma grande vantagem, visto que elas são versáteis e oferecem variações infinitas de combinações que você pode utilizar em todos os cômodos, de acordo com seu estilo e seus móveis.

É importante ressaltar que a decoração com listras pode ser aplicada em qualquer ambiente, como banheiros, quartos, salas e também em home offices. Elas refletirão personalidade e inovação na sua casa!

Gostaria de receber mais dicas de decoração para sua casa? Então siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *