Espelhos venezianos: um toque de charme para a sua casa

Espelhos venezianos: um toque de charme para a sua casa

Você já ouviu falar dos espelhos venezianos? Pensa que é difícil utilizá-los na decoração? Ou, então, acha essa peça muito bonita, mas considera que sua casa não tem uma decoração sofisticada ou clássica para recebê-la?

Então, o artigo de hoje foi preparado especialmente para você! Na verdade, tais espelhos são muito versáteis e podem ser utilizados em vários tipos de decoração ou cômodos. Por isso, separamos algumas dicas de como aproveitá-los em diversos ambientes de sua casa. Não perca!

O que são e como surgiram os espelhos venezianos?

Os espelhos venezianos surgiram no século XVI, em uma cidade no norte da Itália (Veneza), e, por isso, receberam esse nome. Trata-se de peças com molduras detalhadas e trabalhadas, que remetem ao estilo rococó.

Elas espalharam-se pela Europa quando o Rei Luís XIV teve a ideia de fazer uma sala cheia de espelhos venezianos no Palácio de Versalhes. Isso fez com que tal item — que já era diferenciado para sua época — virasse um objeto de decoração caríssimo e desejado por todos.

O desejo do rei por espelhos venezianos fez com que eles fossem considerados obras de arte incríveis e raras. Por isso, seu preço aproximado nessa época era tão alto que equivalia ao de um navio de guerra.

Inclusive, o valor artístico dessas peças é tão grande que um dos exemplares encontra-se exposto no Museu do Louvre, na França. Por todos esses fatores, para adquirir uma peça original, é preciso procurar em vários antiquários e leilões, além de dispor de uma quantia considerável.

Mas, se você deseja apenas ter um modelo bonito, não é necessário investir muito dinheiro. Hoje em dia, diversas lojas oferecem exemplares desse espelho.

Qual a média de preço atualmente?

Com várias opções de locais para adquirir um espelho veneziano, como vidraçarias, galpões de móveis rústicos, lojas online e de decoração, relicários e leilões, existem variados preços. Os valores também oscilam de acordo com a espessura e o tamanho do espelho.

Os menores podem custar cerca de R$ 300, enquanto os maiores chegam a mais de R$ 8 mil, ao passo que os originais têm preços muito mais altos. Além disso, quanto mais detalhes luxuosos e rebuscados, maior será o valor.

Quais modelos existem?

Existem muitos modelos de espelhos venezianos. Eles podem ter diferentes dimensões e, para escolher o melhor para seu ambiente, é importante medir a área disponível.

Além das variadas dimensões, você pode encontrar diferentes formatos, como:

  • redondo;
  • oval;
  • quadrado;
  • retangular;
  • específicos (encontrados em vidraçarias).

Como usá-los na decoração?

O espelho veneziano, além de muito bonito, dá um charme para os ambientes e pode ser encontrado em diversas lojas, em variadas cores. Mesmo apresentando características bem específicas, eles podem ser utilizados em diversos ambientes, como: salas, quartos, halls e banheiros.

Vale ressaltar que seu espaço não precisa ser decorado de forma clássica para que você adquira este item. Mesmo que sua decoração seja totalmente moderna, o espelho pode ser usado, proporcionando contraste com as outras peças do ambiente.

Geralmente, eles são apoiados em cômodas, aparadores ou criados mudos. Se forem grandes, podem ficar apoiados no chão; já os modelos ovais e redondos são, geralmente, pendurados na parede.

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode usar essa peça decorativa em diversos ambientes de sua casa, destacando-os e embelezando-os ainda mais:

Hall de entrada

O hall de entrada é o primeiro local da casa que suas visitas verão. Colocar um espelho veneziano nesse ambiente, seja sua residência simples, moderna ou sofisticada, vai iluminá-lo e ampliá-lo, deixando-o mais bonito e com muito estilo.

Se forem modelos não muito grandes, podem ficar sobre aparadores ou pendurados na parede. Mas, se você optar por espelhos maiores, pode deixá-los apoiados na parede. Combiná-los com outros objetos e móveis de seu hall também é uma ótima opção.

Sala

Independentemente do estilo de sua sala — rústico, clássico, clean, moderno ou contemporâneo —, você pode combinar o espelho com outros objetos de decoração, transformando o ambiente.

Coloque um abajur ou um vaso em frente ao seu espelho veneziano (desde que os estilos das peças combinem) ou faça uma parede com diferentes modelos. Outra opção é colocá-los em cima de aparadores, móveis ou lareiras.

Pendurá-los ou encostá-los em paredes também é uma ótima opção para aumentar a iluminação e ampliar o ambiente (como nas salas, por exemplo).

Lavabo

O lavabo é, geralmente, um ambiente em que as pessoas passam pouco tempo, pois só é usado pelas visitas e, muito raramente, pelos próprios moradores da casa. Por isso, o espaço pode ter uma decoração ousada e arrojada.

Contudo, como são cômodos pequenos e muito utilizados por suas visitas, é importante que sejam aconchegantes e tenham um estilo agradável. Colocar um espelho veneziano pendurado na parede, em vez de um espelho simples e tradicional, é uma ótima alternativa para alcançar esse efeito.

Porém, é importante prestar atenção em um detalhe ao decorar o lavabo com espelhos venezianos: tais peças promovem um toque feminino e delicado, sendo importante contrapô-las acrescentando outros detalhes, como: 

Quarto

Como tais peças têm molduras delicadas, compõem muito bem um quarto feminino. Elas são úteis, ainda, para experimentar ou trocar de roupa e, por isso, indispensáveis em um closet, por exemplo.

Para um quarto de casal, é importante optar por molduras menos femininas e delicadas, como no caso de molduras escuras. Além disso, é importante que os outros objetos decorativos e elementos do quarto não sejam muito femininos, para que o espaço fique agradável e combinando com o casal.

Penteadeira

Trata-se de um elemento muito desejado por grande parte das mulheres — principalmente pelas que gostam de se arrumar e maquiar. Por isso, é essencial ter um bom espelho para compor o móvel.

E, já que o espelho é essencial, por que não optar por um que seja útil e deixe o ambiente ainda mais bonito? A moldura a ser escolhida deve combinar com a penteadeira. Ou seja: se seu móvel é moderno, você pode optar por modelos coloridos e molduras ousadas.

Se o espaço for mais clássico, utilize um modelo mais gracioso, em cores prateadas e douradas. Para quartos de crianças e adolescentes, as molduras em cores vivas são uma excelente opção.

Tais peças conferem charme e imponência à decoração de um ambiente. Isso porque, além dos benefícios providos por um espelho tradicional, elas têm detalhes diferenciados, que dão um toque artístico aos modelos, tornando-os protagonistas dos ambientes em que estão inseridos.

Agora que você já sabe como surgiram e como utilizar os espelhos venezianos em diversos ambientes, valorizando-os e embelezando-os, assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo como este!

Share Button

Deixe uma resposta

Fechar Menu