Design de interiores: como acompanhar a execução do projeto

Design de interiores: como acompanhar a execução do projeto

Um projeto de design de interiores bem executado não depende apenas de uma boa ideia, bom gosto e móveis de qualidade. Mesmo que você tenha contratado um bom designer, é importante entender como funciona todo o processo para poder acompanhar e cobrar do profissional o melhor resultado possível.

Para isso, daremos algumas dicas para que você acompanhe e garanta uma boa execução do projeto que contratou. Confira!

Acompanhando de perto um projeto de design de interiores

O acompanhamento da obra geralmente não é uma obrigação do designer de interiores. A frequência com que ele estará no local dependerá de um acordo com você, e esta presença será devidamente cobrada.

No caso de projetos mais complexos, faça um esforço para conseguir o máximo de visitas técnicas possíveis. Cobre o cumprimento do acordo e peça que o profissional esteja presente nos momentos mais críticos da obra, como instalações e a chegada dos móveis, para garantir o nível de qualidade que você exige.

Começando pelo projeto

Antes mesmo de começar a execução, é importante cobrar do profissional um projeto de design de interiores detalhando tudo o que será feito. Você não acompanhará esses projetos executivos, mas eles serão muito importantes para garantir que o designer e os profissionais que ele contratar seguirão o que você pediu à risca.

Peça que o designer te explique todos os detalhes e, na hora de concluir o serviço, reveja os projetos para assegurar que não houve erros de execução ou que algo ficou faltando.

Cobrando de seu designer uma postura de gerente

Delegar não significa dar ordens e voltar no fim para ver se foram feitas, e cuidar dos profissionais que estão fazendo o serviço não é tarefa sua. Você deve cobrar o acompanhamento do designer nas etapas importantes de uma obra, principalmente se este acompanhamento foi acordado entre vocês.

Para que você saiba como cobrar, aqui estão algumas tarefas de gerência essenciais para o bom andamento de um projeto:

  • Ter certeza de que as peças que você e o designer escolheram em conjunto são aquelas e foram entregues sem danos;
  • Contratar os profissionais que executarão a obra e dispensá-los caso haja problemas na execução;
  • Cobrar deles o cumprimento dos prazos que vocês combinaram;
  • Fazer ajustes no material e mão de obra para que o seu orçamento seja respeitado.

O designer não fará a obra sozinho, e os outros profissionais envolvidos são de responsabilidade dele. Por isso, cobre uma postura responsável de gerência para não ter problemas de execução no seu projeto.

Mantendo-se por dentro do que está acontecendo

É muito importante que você esteja por dentro de tudo que está acontecendo no projeto. Comece, claro, exigindo do profissional um orçamento estimado para a obra completa. Peça uma lista clara de todos os móveis e objetos de decoração que serão adquiridos, além do material de construção, caso seja necessário.

Ao longo da obra, peça para o designer gerar relatórios periódicos contando o que foi feito, o que ainda será feito e se houve alguma alteração, seja de orçamento ou prazo. Nunca fique sem saber o que está acontecendo na sua obra!

O acompanhamento de um projeto de design de interiores é função também do cliente, para que o resultado final não seja frustrante ou muito diferente do seu desejo inicial. Não descuide da obra e sempre cobre o melhor do profissional contratado.

E aí, gostou dessas dicas? Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos! Quem sabe eles também estão pensando em mudar a casa ou escritório. Com um empurrão seu, com certeza eles realizarão a obra que planejam há tanto tempo!

Share Button

Deixe uma resposta

Fechar Menu