Descubra como é simples usar espelhos decorativos para a sala

Espelhos são objetos de decoração que agradam a maioria das pessoas. São bonitos e transformam o ambiente, conferindo maior amplitude, aconchego ou até mesmo melhorando a iluminação. 

Por esses motivos, é muito comum encontrar espelhos decorativos para a sala tanto em projetos quanto em ambientes decorados. Se você quer ter um espelho em sua casa e deseja saber mais detalhes sobre esse elemento, continue lendo!

Como usar espelhos decorativos para a sala?

Os espelhos são excelentes aliados em ambientes pequenos e até mesmo em ambientes com pouca iluminação. Isso pode ser explicado por sua característica de refletir imagens e luz. O espelho amplia um ambiente, pois cria a ilusão de que o espaço é maior. Já em relação a luz, o espelho a reflete em várias direções, iluminando ainda mais o ambiente.

Além disso, os espelhos também valorizam ambientes com elevado pé direito, quando utilizados na vertical. Quando o  pé direito é menor e o cômodo é mais comprido, os espelhos devem ser usados na horizontal. 

Formatos

Existem várias opções de formatos. Podem ser redondos, quadrados, retangulares e irregulares. Os redondos são delicados e os quadrados são muito indicados para ambientes formais, pois conferem um toque de tranquilidade.

Já os espelhos retangulares são excelentes para ambientes pequenos, em geral, enquanto os irregulares proporcionam um ar descontraído.

Tamanhos

Além da variedade de formatos, também é possível encontrar espelhos em vários tamanhos. Os espelhos pequenos são mais utilizados para complementar a decoração, uma vez que não são o elemento principal. 

Os espelhos médios são muito utilizados em ambientes mais aconchegantes como salas de jantar. Enquanto isso, os espelhos grandes são os mais utilizados em ambientes pequenos, quando o intuito é obter maior amplitude.

Como acertar na decoração com espelhos?

Você já sabe que os tamanhos e formatos de espelhos influenciam os ambientes de formas diferentes. Porém existem mais algumas dicas na hora de escolher um espelho.

Tenha cuidado com o reflexo

O espelho vai refletir tudo que estiver na sua frente, portanto é preciso atenção ao escolher o seu posicionamento. É importante analisar se a imagem refletida será do seu agrado, afinal, quem quer destacar aquele cantinho bagunçado ou sem graça?

Para que a sensação de amplitude seja alcançada, é importante que os móveis sejam refletidos. Quando os móveis são encostados no espelho, esse efeito é maximizado.

Aproveite a luz natural

O ideal para aproveitar a luz natural é posicionar o espelho em frente às janelas. Dessa forma, a luz vai incidir diretamente no espelho e ser refletida para todo o ambiente.  

Não perca o foco

Espelhos não devem ser colocados em lugares que podem tirar atenção, como atrás de uma televisão ou em frente à sua mesa de trabalho. Imagine como seria desconfortável ver um filme em família e toda hora se desconcentrar, olhando para o espelho e vendo os movimentos de outras pessoas.

Instale o espelho bem alto

Se a peça é ampla e você deseja instalar um espelho mesmo assim, basta colocá-lo no alto da parede e levemente inclinado para a frente. Isso fará com que o ambiente fique mais aconchegante. 

Não exagere

Espelhos em excesso podem tornar o ambiente extremamente desconfortável. Por isso o ideal é usá-los em um pedaço da parede ou, no máximo, em uma parede inteira.

Espelhos decorativos para a sala podem proporcionar elegância e beleza, assim como podem valorizar a iluminação natural e conferir amplitude para o ambiente.

Que tal colocar todas essas dicas em prática e colher os benefícios de ter essa peça decorativa em sua casa? Conheça as diversas opções de espelhos e decida qual se encaixa melhor em seus ambientes. 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *