Descubra como combinar cadeiras decorativas em sua casa

Muitas vezes, enjoamos da decoração da nossa casa e não sabemos por onde começar a repaginar o visual. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é preciso fazer grandes alterações no ambiente — basta modificar alguns elementos decorativos ou móveis.

Esse é o caso das cadeiras, um item indispensável em qualquer espaço e que pode representar uma ótima oportunidade para você inovar na composição. No entanto, para alcançar um resultado incrível, é preciso tomar cuidado e não se guiar apenas pela intuição, mas sim encontrar um modelo confortável e que converse com o estilo dos moradores. 

Para te ajudar, criamos este post com as principais dicas na hora de escolher as suas cadeiras decorativas. Acompanhe!

Conheça os estilos de cadeiras decorativas

Provavelmente, você já percebeu que há uma diversidade enorme de cadeiras, certo? O primeiro passo para criar o melhor visual, é definir qual o seu estilo de decoração. Nas lojas especializadas, você encontrará peças que seguem a linha clássica, a rústica, a moderna ou a famosa industrial.

Para a sala de estar, por exemplo, os modelos estofados e com estampa de animal print podem ser um verdadeiro destaque no ambiente, principalmente, quando combinados às outras peças estampadas e com características exóticas.

Se você prefere uma composição minimalista, as cadeiras no estilo industrial são uma ótima pedida para espaços como a cozinha ou sala de jantar. Esses modelos costumam ser mais básicos, com materiais metálicos e podem ser usados em diferentes combinações. Há ainda as opções retrô, com cadeiras de pés palito, estofadas e em tonalidades marcantes, próprias de décadas passadas.

Pense na melhor cor para o seu item

Você quer inovar na produção da sua sala de jantar, mas tem medo de errar nas cores? Então, a dica é apostar em modelos de cadeiras iguais, mas com tons diferentes. Para que a combinação não destoe do restante do ambiente, defina uma paleta de cores ideal. Escolha tonalidades quentes ou frias e brinque com a criatividade, criando um efeito degradê.

Já para uma decoração mais clássica e tradicional, invista em tonalidades neutras, como o preto, o branco, o cinza, bege ou transparente. A sugestão para quebrar a monotonia é ousar na textura dos materiais ou estofados. Assim, o resultado ficará original, mas sem fugir do gosto dos moradores.

Informe-se sobre o material

Uma das grandes dúvidas na hora de escolher as cadeiras decorativas, é descobrir qual o material mais adequado. Antes de tudo, procure materiais capazes de oferecer longa durabilidade ao produto. Afinal, de nada adianta investir em um design arrojado se, em poucos meses, você deverá trocar a peça, certo?

Ótimas opções são as em madeira maciça. Apesar de terem um valor mais elevado, proporcionam alta resistência, durabilidade e podem ser usadas em qualquer ambiente — dos jardins e áreas externas aos dormitórios.

Está em busca de materiais despojados e atuais? Modernas, as peças em acrílico agregam um toque urbano para a decoração. Inclusive, há alguns modelos que misturam o material ao metal ou madeira, criando um item único e excelente para ser usado em cozinhas pequenas, já que ajudam a neutralizar a composição.

Verifique se é a cadeira confortável

Além de belas, é fundamental que as cadeiras decorativas sejam confortáveis. Quando usadas em escritórios, deverão seguir as regras de ergonomia, apresentando encosto, assento e altura adequados para garantir uma boa postura e não causar danos futuros à saúde. O ideal é escolher modelos ajustáveis e que comportem bem qualquer tipo físico.

Quando se trata da sala de estar, será preciso considerar alguns fatores — e a intensidade do uso é um deles. Se o espaço é usado diariamente para realizar as refeições, priorize os modelos extremamente cômodos, com assentos que comportam toda a estrutura do corpo ou encostos altos e estofados.

Por outro lado, se o ambiente é utilizado apenas para receber os convidados em ocasiões especiais, há a possibilidade de arriscar nos itens em que o design fala mais alto. Com atenção e paciência, é possível encontrar o item perfeito para compor o seu lar!

Você tem mais alguma dúvida ou dica sobre como combinar as cadeiras decorativas em casa? Então, comente no post e divida conosco!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *