Decoração futurista: a tecnologia invade a sua casa

Se você é o tipo de pessoa que gosta de ficar antenado com as novidades sobre designer de interiores, precisa conhecer a decoração futurista. Ela é uma forma de aliar tecnologia, multifuncionalidade e uma estética inovadora. 

Com claras inspirações em tudo que se relaciona com o cosmo, naves espaciais e elementos tecnológicos, esse estilo de decoração também consegue alinhar elegância e bom gosto. 

Para quem sempre gostou das cores, materiais e texturas vistas em filmes de ficção científica, a decoração futurista cairá como uma luva. Mas, para que ela não fique caricata, fizemos esse miniguia para lhe ajudar a entender as principais características e como usá-las em sua casa. Confira!

O que é decoração futurista?

A decoração futurista surgiu da necessidade de incluir tecnologia como destaque na decoração. Ela conversa muito bem com elementos contemporâneos e modernos. É por isso que, muitas vezes, um ambiente futurista é comparado a naves espaciais. 

Quais as principais características?

Formas

Via de regra, as formas são arredondas e exóticas. A decoração futurista reúne aspectos geométricos em formatos de losango, hexágono e triângulo. Muitas delas estão nos móveis: sofás com cantos arredondados, cadeiras com pontas fora de contexto, mesas dobráveis e móveis que funcionam como “dois em um”.

Materiais

Alguns materiais não podem faltar. Os espelhos são uma constante. Eles podem estar em tampos da mesa, cabeceiras de cama ou cobrindo paredes. Cimento queimado também combina bem, seja no piso ou em bancadas. Por fim, acabamentos em metal ou inox dão um charme extra.

Elementos

Tecnologia é palavra de ordem. Ela pode estar em aparelhos e eletrodomésticos super modernos, em porta retratos digitais, em janelas automáticas e até em maçanetas com senhas. A ideia é utilizar elementos hi-tech, arrojados e multifuncionais.

Cores

Uma decoração futurista prioriza o excesso de branco. Mas ele não reina sozinho. A neutralidade dos tons em bege e gelo também é bem-vinda. Para quebrar a predominância do branco, o contraste com preto, marrom, prata, laranja, azul e cinza deve estar presente em detalhes como almofadas, itens de decoração, cortinas, cadeiras e poltronas.

Minimalismo

É uma outra característica que se destaca no estilo futurista, já que ele não prioriza muita ornamentação. O minimalismo é regido pela simplicidade e pela falta de exageros. Exatamente por isso, as cores e as texturas não têm grandes complexidades.

Como aplicar em casa?

Se você quer usar esse estilo para renovar sua casa ou algum cômodo específico, pode dar preferência para algumas das características já citadas. Na sua sala de televisão, por exemplo, um grande sofá arredondado, com uma cor clara, dará o tom do ambiente.

Se as paredes do seu quarto forem brancas, escolha uma delas para ser revestida por espelhos recortados em formato de losango. Isso já dará uma cara de futurista ao ambiente. Aproveite para buscar por roupas de cama cinzas ou pretas para complementar a decoração.

Para a cozinha, se jogue no inox. Use o material em bancadas, pias, eletrodomésticos, banquetas e armários. Como o contraste de cores funciona bem, escolha alguma peça chave para receber cor. Pode ser o tampo da mesa em laranja ou as cortinas em azul.

Vá investindo aos poucos, escolhendo cuidadosamente os elementos e verá como a decoração futurista pode ser encantadora. Justamente por ser inovador, esse estilo garante personalidade e beleza.

E se você quiser saber ainda mais sobre decoração e estilo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *