Decoração de interiores e a funcionalidade das cores nos ambientes

A visão é um dos sentidos mais utilizados na assimilação das sensações que ambiente provoca. Quando entramos em um cômodo, as cores possuem papel principal na interpretação e no conforto do espaço.

Você já percebeu a quantidade de cores que estão presentes ao nosso redor? Essa imensa gama de tons pode afetar o ser humano psicologicamente, trazendo lembranças culturais, pessoais ou sentimentais influenciadas pelas cores já vistas em determinado local.

Por isso, é importante prestar atenção nas cores utilizadas na decoração de interiores. Elaborar uma decoração que seja harmônica com o ambiente e com o morador pode trazer incríveis resultados no conjunto final. Separamos algumas dicas para não errar na hora de escolher as cores para os seus ambientes:

O que realmente funciona

Algumas cores influenciam positivamente e negativamente o nosso comportamento em determinado ambiente. Na hora de escolher a pintura para o seu cômodo, siga as seguintes premissas:

  • Cores quentes sugerem movimento, impulsividade e atividade. Dê preferência a elas em ambientes como a cozinha ou cômodos que precisam se tornar mais aconchegantes e menores. Ex: vermelho, amarelo, laranja.
  • Cores frias sugerem tranquilidade, frescor e leveza. Utilize essas cores em salas, quartos e em ambientes que necessitam de maior luminosidade. Ex: azul, verde.

Experimente

Hoje em dia já é possível experimentar uma cor em qualquer lugar da sua casa sem ter que comprar uma única lata de tinta. Existem no mercado alguns aplicativos que simulam a pintura a partir de uma foto do seu cômodo. Para a decoração de interiores, essa é uma ferramenta indispensável e extremamente funcional na definição das cores. Veja as melhores opções para você baixar e testar já:

  • Colorsmart: Explore as cores, crie combinações e aplique no ambiente desejado a partir de uma foto. O aplicativo está disponível para iOS e Android, e é grátis!
  • Coral Visualizer: A marca de tintas Coral desenvolveu esse aplicativo para teste das suas cores em tempo real a partir de fotos, além da possibilidade de criar um vídeo panorâmico do ambiente com as novas cores aplicadas. Também é possível criar uma paleta de cores a partir dos seus gostos pessoais. O aplicativo gratuito está disponível para iOS e Android!

Combine

Escolher uma combinação de cores na decoração de interiores não é uma tarefa fácil. Uma paleta de tons muito pesada pode deixar o ambiente carregado, espantando as pessoas daquele local. Já uma paleta muito clara, composta apenas de tons neutros, pode trazer a sensação de vazio e deixar o cômodo sem graça.

Se você gosta de ambientes coloridos, mas possui dúvidas sobre as combinações, opte por utilizar um papel de parede. As estampas são desenvolvidas por especialistas que sabem como combinar determinadas cores, facilitando na hora de decorar sua casa.

 Alguns cuidados devem ser tomados na hora de revestir as paredes com o material:

  • Evite utilizá-lo em ambientes molhados, como banheiros, cozinhas e áreas externas. O contato com a água diminui a durabilidade do material.
  • Não utilize o papel de parede no cômodo inteiro. Assim como as cores, um papel de parede estampado pode deixar o local pesado e em algumas vezes passar a sensação de sufocamento por conter muita informação. Defina algumas paredes para aplicar a estampa e contraponha com tons neutros nas paredes que restaram.

Trazer funcionalidade para a decoração de interiores pode não ser uma tarefa fácil, mas com algumas orientações e dicas importantes, o trabalho se torna mais prático e deixa o ambiente com a sua cara. Gostou das nossas dicas? Siga nossas redes sociais! 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *