Decoração de casa: qual o tipo de cadeira ideal para cada ambiente?

Poucos móveis conseguem ser tão versáteis como as cadeiras. Acompanhadas ou não de uma mesa, elas se encaixam muito bem em diferentes cômodos da residência, como cozinha, varanda e escritório. Tais peças estão ganhando cada vez mais importância na decoração de casa e já é possível definir o tipo de cadeira ideal para cada ambiente.

Se você pretende fazer uma bela decoração de casa ou repaginar um cômodo, veja as dicas sobre cadeiras que trouxemos hoje. Acompanhe!

O que considerar na hora de escolher a cadeira ideal

Para realizar uma ótima escolha, é preciso levar em conta alguns quesitos, como:

  • função da cadeira: assento ou decoração;
  • estilo do ambiente: rústico, moderno, retrô;
  • composição: com mesa, sem mesa.

Com base nesses critérios, descubra a seguir qual é o tipo de cadeira ideal para cada ambiente.

Cadeiras para cozinhas

Embora a cozinha seja um ambiente destinado ao preparo das refeições, muita gente reserva um canto do cômodo para inserir uma mesa pequena ou retrátil. Sendo assim, é comum ver uma ou duas cadeiras dispostas nessa área.

Para não impedir a circulação do espaço — que já conta com uma boa quantidade de móveis e equipamentos — as cadeiras devem ser pequenas e leves. Suportes para o braço são dispensados. Dessa forma, o transporte e o encaixe das peças tornam-se mais práticos.

Atendendo a esses quesitos, as cadeiras de madeira são boas opções.

Cadeiras para sala de jantar

Por ser um dos cômodos mais sofisticados da casa, a sala de jantar merece receber cadeiras elegantes, mas que sigam o estilo predominante na decoração.

Se o espaço possui ares mais clássicos, cadeiras de madeira, com ou sem estofado, são escolhas certas. Para oferecer conforto em refeições demoradas, opte por peças de encosto alto.

Em salas de jantar contemporâneas, é possível perceber uma mistura de tendências. Mesas rústicas costumam ser acompanhadas por cadeiras de design moderno.

Para que as pessoas possam realizar suas refeições com conforto, o ideal é que a altura dos assentos esteja em conformidade com a altura da mesa — nem muito abaixo nem próxima ao tampo. Leve essas medidas em consideração ao comprar o mobiliário.

Cadeiras para varandas

Nas áreas externas, como varandas, as cadeiras possuem vocação decorativa e, quando utilizadas, recebem os visitantes por um curto período de tempo.

Por isso, a escolha das peças ideais para esse ambiente deverá ser feita com base no estilo de decoração que predomina no espaço. Em varandas rústicas, as cadeiras de madeira, palha ou fibra sintética tornam o lar mais aconchegante e acolhedor.

Não podemos deixar de citar as cadeiras de balanço, que até hoje fazem sucesso nas casas de jovens, adultos e idosos.

Cadeiras para escritório ou home office

Encontrar uma cadeira confortável, que atenda todas as condições relacionadas à ergonomia, não é uma tarefa simples. Além de boa aparência, a cadeira de escritório deve cumprir outros requisitos. Inclusive, o Ministério do Trabalho faz exigências em relação às cadeiras de escritórios corporativos (você pode ver esses detalhes na Norma Regulamentadora Nº 17 – Ergonomia – Ministério do Trabalho).

Veja um pequeno check list que poderá ajudar a escolher a cadeira certa:

  • a peça deve ser giratória, de preferência;
  • o encosto e o assento devem ser independentes, com regulagem de altura;
  • os suportes de braço ajustáveis são itens obrigatórios.

Seguindo essas dicas, será fácil conseguir uma cadeira adequada ao trabalho.

Em nosso post de hoje, você viu como é importante uma boa consultoria na hora escolher os móveis certos para cada ambiente. Aproveite as informações para renovar a decoração de casa.

E por falar em mudanças e renovação, que tal ousar um pouco mais? Veja como misturar estilos diferentes de cadeiras na decoração da sala de jantar.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *