Cuidando de mármores e granitos

Já ouviu aquele ditado que diz que quem ama cuida? Pois é para nós que amamos decoração e tudo relacionado a ela, esse ditado vira praticamente uma constante, claro que sem muita neurose apenas um pouquinho de cuidado e amor.

Separamos algumas dicas e regrinhas para você cuidar bem de suas peças em mármore, aumentando assim sua durabilidade, conservando seu brilho e sua beleza.

Os cuidados começam na instalação

 

Tipos de pedras de mármore variados

O primeiro dos cuidados começam justamente na escolha de profissionais especializados, verifique também se tais profissionais possuem os equipamentos adequados para a aplicação do produto.

Impermeabilizar é preciso

Os maiores inimigos desse tipo de peça ou revestimento é a exposição a causadores de manchas como gordura, e produtos oleosos,vinho e café.
Algumas empresas trabalham com pedras semi-impermeabilizadas, mas é necessário reforçar a proteção periodicamente. O mais indicado é que a cada seis meses seja aplicada uma nova camada de impermeabilizante para conservar o mármore ou granito em bom estado.

Alguns cuidados muito bem-vindos
  1. Nunca deixe pontas de cigarro, serragem, latas, pregos ou materiais metálicos passiveis de ferrugem sobre o mármore pois podem ocasionar em manchas.
  2. Os mármores e granitos escuros são mais sensíveis a riscos, enquanto os claros mais sensíveis a produtos ácidos como (urina, Coca-Cola, limão e etc).
  3. Evite colocar panelas ou qualquer recipiente que esteja quente sobre a peça diretamente.

 

A melhor forma de fazer a limpeza

Caso você tenha deixado cair algo como café ou vinho em sua peça, o ideal é limpa-la imediatamente por conta de sua porosidade.
A limpeza desse tipo de peça deve ser feita regularmente pois é um material que encarde facilmente; mas não se preocupe o método de limpeza não é nada maçante, e também não necessita de diversos materiais para ser realizada.
os itens necessários para limpeza são: um detergente à base de ácido muriático (pH neutro), 2 panos limpos.

  1. Dilua o detergente em água
  2. Umedeça o pano nessa mistura.
  3. Passe por toda a superfície da peça
  4. Termine o processo passando um pano limpo e seco.

O mais importante a agua e o detergente não podem ser jogados diretamente sobre a peça.

O que não fazer!
  1. Em hipótese alguma use as peças como degraus(pias,tampos ou lavabos) ou apoio de qualquer natureza, segurança sempre em primeiro lugar.
  2. Nunca limpe suas peças de mármore com produtos como sabão em pó, agua sanitária, ácidos ou solventes.

 

Dica Bônus!

Para você que mora em regiões litorâneas o mármore talvez não seja a peça mais indicada pois o sal dissolve o mármore podendo causar pequenos orifícios na peça, nesses casos é ideal que se use peças em granito pois são menos porosas que o mármore e mais resistentes a esse tipo de intempérie.

Gostou visite nosso site e veja muito mais, aproveite e dê uma olhadinha em nossas redes sociais!

Share Button
spacer

Leave a reply