Confira nossas dicas de decoração usando estampa de arabesco!

Arabescos são estampas com combinações de formas geométricas que lembram flores e folhagens. Eles nasceram na arte islâmica e são muito usados para enfeitar mesquitas.

Para os muçulmanos, os desenhos representam padrões infinitos que se estendem além do mundo material. Os arabescos cruzaram o mundo e invadiram os lares brasileiros, representando uma tendência para todo este ano.

Veja as nossas dicas de decoração para usá-los na sua casa. 

Acerte na proporção

Você pode usar os arabescos em qualquer parte da casa, mas isso não significa que deva fazer isso em todas elas! Um detalhe, como uma parede, um tapete, algumas almofadas, é o suficiente para incorporar a tendência à decoração de forma sutil e harmoniosa.

Não sobrecarregue o ambiente com sofá, parede, cortinas e almofadas, todos em arabescos. Use a estampa em apenas uma peça.

Invista em adesivos e papéis de parede

Você pode unir duas tendências em uma só: papel de parede e arabescos. Hoje, há opções com textura em alto-relevo e metalizadas que dão um ar requintado ao ambiente. Use em uma das paredes da sala de estar, de jantar ou no quarto de casal para dar um quê romântico e feminino.

No caso dos adesivos, que também estão em alta, a cor preta costuma predominar. Combinam com estilos clássicos de decoração. Procure criar contrastes com os móveis. Se o papel ou adesivo for escuro, opte por móveis claros e vice-versa.

Outra ideia é usá-los na cozinha, na parede acima da pia ou nas portas dos armários de parede. É uma boa forma de personalizar a casa.

Encante com os estofados

Uma maneira de usar arabescos na decoração, chamar a atenção dos seus convidados e deixar o ambiente meio retrô é com os estofados. Um sofá de futons com a estampa de várias cores dá um toque sofisticado e criativo à sala de estar. As cadeiras da mesa de jantar também podem receber tecidos com arabescos. 

Se os tecidos forem escuros, prefira paredes claras para destacá-los. Uma boa ideia é combinar fundos de arabescos coloridos com almofadas lisas.

Destaque objetos

Você adora arabescos, mas tem receio de exagerar? Aplique a estampa em alguns objetos, como caixinhas e baús. Você pode pintá-los, se tiver talento para isso, ou usar papel adesivo para forrar os objetos. 

Como já foi mencionado, as almofadas são uma boa alternativa e também fáceis de encontrar. Um sofá branco com almofadas em tecido de arabescos pretos ou azuis fica bastante sofisticado.

Você pode, ainda, comprar um abajur já com a estampa ou forrá-lo. 

Aposte nos tapetes

Se o que você quer é dar um ar bem oriental ao ambiente, lembre-se do tapete mágico de Aladim e aposte em um deles na decoração. Há diversos modelos com estampas de arabescos no mercado.

Os famosos tapetes persas se utilizam das referências a flores e folhagens em suas estampas. São bonitos, aconchegantes e muito fáceis de encontrar.

Gostou destas dicas de decoração com estampa em arabesco? Veja outras ideias em nosso blog, como as maneiras de utilizar móveis coloridos na decoração com elegância.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *