Como usar a decoração amarela em minha casa?

De uma forma geral, quando escolhemos as cores que vão brilhar na decoração de nossa casa, seguimos três vertentes: tendência, gosto pessoal e intuição. Por isso, algumas regrinhas servem como referência para criar combinações harmônicas. Já passou pela sua cabeça uma decoração amarela?

Está aqui uma cor polêmica e que divide opiniões. O que pouca gente sabe é que ela pode acrescentar muito à decoração de casa. E como todas as outras cores, quando usada na tonalidade certa, pode transformar-se na protagonista do ambiente.

Forte, alegre, solar, energético e cheio de personalidade, o amarelo e suas composições darão cara nova à sua casa. Para ajudar a entender como fazer isso, criamos um miniguia que vai fazer com que você morra de amores por ele. Vem com a gente!

Entenda os benefícios do amarelo

O amarelo é tido como uma cor que inspira otimismo, felicidade e alegria. Uma decoração amarela é, prioritariamente, convidativa e aconchegante. Quando as diversas tonalidades dele são destaque, há um estímulo direto ao convívio de quem habita a casa, transformando-a em um ponto de encontro.

Exatamente por isso, essa é uma cor que vai muito bem em ambientes coletivos, como salas, áreas externas e cozinhas. Ao mesmo tempo, por incentivar a criatividade, também pode ser usada em escritórios e quartos.

Se a sua ideia é ter uma decoração marcante e alegre, a cor amarela precisa estar na sua paleta de cores. Além disso, ela irá garantir a qualquer ambiente jovialidade, diversão e luminosidade. Entenda outros benefícios!

Ânimo

Pela alegria que a cor transmite, quem está em um local em que ela predomina sente a mesma sensação causada por um dia ensolarado: uma grande injeção de ânimo. Felicidade e positividade também estão nessa lista.

Ligação emocional

Quando é combinado com tons mais escuros, o amarelo chama a atenção. Assim, ele pode ser usado para destacar objetos pessoais como porta-retratos, peças com história familiar e itens com grande valor sentimental.

Luz natural

O amarelo capta muito da luz natural e reflete no ambiente. Isso deixa qualquer cômodo da casa parecer iluminado diretamente pela luz do sol. Quanto mais pontos com tons de amarelo, melhor será aproveitada a luz solar.

Aprenda a combinar com outras cores

O uso do amarelo total pode parecer incrível para quem é muito fã da cor. Se esse é o seu caso, a escala de tonalidades será sua melhor amiga. Pense em degradês, tons mais pasteis e colorações que tendem ao dourado, ao bege ou ao marrom.

Se você acha que a decoração amarela total é exagerada demais para seu estilo, há outras combinações que podem surpreender e deixar sua casa ainda mais bonita. 

Amarelo + rosa ou vermelho

Quando o foco da decoração é alegria, essas combinações funcionam muito bem, já que o rosa e o vermelho são versáteis, podendo ser usados em tons mais chapados, como o rosa cru ou o vinho.

Amarelo + cinza 

Muita gente considera essa uma combinação antiquada, mas o cinza exige a iluminação que o amarelo pode dar. Uma decoração industrial, por exemplo, em que o cinza brilha, recebe os detalhes em amarelo muito bem.

Amarelo + branco ou preto

Para quem não quer perder de vista a neutralidade, essa é uma mistura incrível! A união com o branco é clássica e transmite delicadeza. Com o preto, permite brincar com grafismos e estampas, como nas decorações geométrica e retrô.

Amarelo + roxo

O contraste criado pelas duas cores garante personalidade e elegância. Tente aplicá-las em conjunto com cores neutras: uma bela poltrona amarela e um tapete com detalhes roxos brilham juntos em uma sala com móveis brancos.

Amarelo + azul ou verde

Por serem cores frias, o azul e o verde criam visuais lindos quando o amarelo é o centro das atenções. Em um quarto, por exemplo, o amarelo pode estar na cabeceira da cama, o azul no edredom ou lençóis e o verde nos detalhes dos itens de decoração.

Saiba onde usar o amarelo

Não há restrições quando o assunto é em qual cômodo usar. Aplicada de forma correta e acompanhando o estilo, a decoração amarela pode estar em qualquer lugar da casa.

Banheiro

Pode parecer incrível, mas há muitos decoradores que amam essa ideia. Banheiros monocromáticos, apesar de elegantes, não são mais unanimidade. 

É possível criar uma decoração leve e neutra em que o amarelo se destaque. Ele pode estar nos ladrilhos na área do chuveiro, na bancada da pia, na moldura do espelho e até em vasos decorativos.

Sala

O amarelo total em uma sala de estar pode ser ousado demais para muita gente, mas é lindo para quem quer fazer desse ambiente o mais receptivo da casa. Além do mais, essa é uma cor que caracteriza estilos fortes de decoração, como o retrô e o vintage.

Busque o equilíbrio na hora de aplicar a decoração amarela. Tente concentrar o uso das cores claras em tapetes, poltronas, cadeiras e estofados. Nos móveis maiores, como cristaleiras, estantes e aparadores, invista em tons escuros.

Quartos

Para espaços de bebês e crianças muito pequeninas, o amarelo precisa estar em tons bem clarinhos e pastéis. Ele fica lindo em travesseiros, no trocador, nos nichos e até nos quadros da parede.

Em quartos para crianças maiores e adolescentes, o amarelo pode ser usado para dar vida e pulsação à decoração. Uma escrivaninha com uma bela cadeira amarela é uma ótima ideia! Para os adultos, a cor pode estar em criados-mudos, no painel da televisão ou até mesmo na parede.

Cozinha e área gourmet

Aqui é possível brincar muito com a cor. Essas são áreas em que, naturalmente, as pessoas reúnem-se e, claro, a alegria do amarelo será notada! Pense como ficaria linda uma bela ilha com o tampo amarelo no centro da sua cozinha americana ou azulejos num tom mostarda sob a pia.

Não tenha medo de ousar. Nas áreas gourmet, a cor fica linda em cadeiras, mesas de apoio, banquetas altas, luminárias e utensílios como pratos, talhares, panelas e copos. Para os mais ousados, vale até buscar por torneiras e interruptores nessa mesma cor.

Diferentemente do que muita gente pensa, a decoração amarela pode deixar sua casa muito mais sofisticado e moderna. Para quem busca itens diferenciados, as lojas on-line oferecem linhas incríveis em que a cor se destaca. É o caso das cadeiras e banquetas da Linha Color, da Bella Brasil Decor. Aproveite para conhecer as novidades!

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *