Como projetar um quarto infantil para todas as fases das crianças

Com a chegada de um bebê, uma das maiores preocupações é com o quarto, não é mesmo? Afinal, é ali que o pequeno vai dormir, brincar, sonhar, estudar e, com o tempo, receber amigos. Trata-se de um pequeno reino.

Mas os filhos crescem e, aos poucos, desenvolvem suas personalidades e, acima de tudo, seus próprios gostos pessoais. Sendo assim, como projetar um quarto infantil para todas as fases da criança?

Mostramos como fazer isso de modo prático no post de hoje, pois as necessidades dos pequenos mudam rapidamente e tudo deve ser planejado com atenção. Acompanhe!

Pensando nos móveis

Um quarto infantil deve ser funcional tanto para o bebê quanto para os pais. Sim, isso é possível! Fique de olho:

Cômoda

A princípio, a cômoda serve como trocador, facilitando as trocas. As gavetas podem armazenar fraldas, algodão, roupinha do bebê etc.

Com o passar do tempo, essa cômoda pode virar uma escrivaninha, um lugar para a criança começar as suas primeiras pinturas. Enquanto isso, as gavetas servirão para guardar os pertences dela de maneira organizada.

Berço

Opte por um berço que possa facilmente ser transformado em cama. No mercado, você encontra diversos modelos do tipo — com o passar dos anos, basta tirar as grades de proteção!

Prateleiras

As prateleiras dispostas na parede são uma excelente escolha para um quarto infantil. No começo, ela será muito útil para colocar os bichinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos e livrinhos de histórias. Como o desenvolvimento da criança, ela poderá colocar seus livros favoritos e lembrancinhas, ou decorar a seu gosto.

Cadeira

É normal a mamãe querer colocar cadeiras no quarto da criança, pois o móvel facilita a amamentação e oferece um espaço confortável para ela se sentar e apreciar seu filho, por algum momento, enquanto dorme.

O ideal seria uma poltrona que, além de ser mais confortável, também terá grande utilidade até durante a adolescência do filho.

Criados-mudos

Você pode colocar um abajur sobre o criado-mudo, permitindo que o bebê não fique totalmente no escuro, ou um enfeite para o quarto do pequeno.

Mais tarde, o espaço pode receber despertador, livros e tudo o mais que a criança preferir. O criado-mudo é, indiscutivelmente, um móvel para todas as idades!

Decorando um quarto infantil

Decorar um quarto infantil que elimine a necessidade de constantes reformas ou reformulações é uma tarefa que requer planejamento e cuidado. Então confira nossas dicas e prepara-se para o desafio!

Paredes

Ter que pintar a parede a cada ano não é tão incomum, e você pode apenas mudar os tons da cor conforme a idade da criança. Mas, se você quer algo diferente, como fazer?

Uma boa opção é colocar papel de parede, fácil tanto de colocar quanto de tirar. Assim, todo ano, o papel poderá ser trocado por outro de motivos diferentes, até a idade em que as próprias crianças vão começar a escolher os modelos.

Outra opção é colocar adesivos decorativos, que são igualmente de fácil colocação e substituição. Ou que tal ousar mais, deixar uma parede livre e pintá-la com tinta para escrever? O pequeno poderá desenhar e começar a escrever as primeiras letrinhas aprendidas na escola e, futuramente, os mais crescidinhos poderão usá-la à vontade.

Lustres

Escolha lustres normais, que podem servir para qualquer idade. Enquanto a criança ainda for pequena, você pode colocar alguns acessórios pendurados, como bichinhos, bolinhas, adesivos — o que a sua imaginação permitir. Depois, é só tirar e pronto! Você terá novamente um lustre que serve para qualquer fase da vida.

Almofadas

As almofadas dão um charme especial no quarto de qualquer um. Escolha algumas de tamanho médio, que servirão tanto para os pequenos quanto para os mais crescidos.

Inicialmente, você poderá usar capas com temas infantis, combinando com os detalhes do quarto. Depois, troque a capa e deixe a escolha da estampa nas mãos da criança.

Os pequenos crescem rapidamente, e com as ideias que trouxemos hoje para você, você poderá planejar um quarto infantil para todas as fases da criança com tranquilidade! Gostou do conteúdo? Tem mais dicas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe do diálogo!

Share Button
spacer

Leave a reply