Como escolher o papel de parede ideal para cada ambiente?

Não é segredo que o papel de parede é o melhor amigo da decoração criativa, estilosa e econômica. Isso sem falar na praticidade da aplicação, sem se preocupar com a bagunça da pintura.

A única dúvida é quanto aos tipos de papéis de parede ideais para cada cômodo da casa. Afinal, não queremos correr o risco de carregar o ambiente com excesso de informações, não é mesmo?

Por isso, trouxemos este post com tudo o que você precisa saber para acertar em cheio na escolha: funcionalidade do cômodo, paleta de cores, estilo de decoração e acabamento do papel de parede. Confira!

Sala

Living, sala de jantar ou Home Cinema… Não importa a função da sua sala, o fato é que todas elas são ambientes de convivência. Portanto, é preciso escolher um modelo de papel de parede funcional e versátil, que favoreça o conforto e que agrade a todos os gostos.

Nesse sentido, modelos minimalistas tendem a ser a melhor escolha. Isso porque, ao priorizar tons neutros e padronagens discretas, você evita o risco de carregar a sala com muitas informações, prejudicando a harmonia do ambiente.

Além disso, quanto mais sutil for o papel de parede, mais fácil será combiná-lo com o restante da decoração. Para não errar, você pode escolher um papel no mesmo tom de algum objeto decorativo, como móveis, cortinas ou tapetes.

Outra escolha certeira é aplicar o papel em apenas uma parede do cômodo, criando um ponto de destaque para valorizar a composição do seu décor.

Quartos

Quando falamos em dormitórios, a escolha do papel de parede tem mais a ver com o gosto pessoal do que com o design de interiores em si. Ou seja, é preciso considerar a personalidade do dono do quarto.

Para os mais clássicos, modelos em cores claras e com estampas sutis são uma boa alternativa, além de remeterem à sensação de relaxamento que se espera de um dormitório. Já os mais ousados podem apostar sem medo nos modelos florais, listrados, geométricos… Tudo vai depender do seu próprio estilo.

Apenas tome cuidado para não deixar o quarto muito colorido ou carregado demais. Caso contrário, isso pode atrapalhar na hora do sono.

Para equilibrar criatividade e harmonia em doses certas, anote a seguinte regra: quanto mais colorido e mais estampado for o papel de parede, menor será a sensação de amplitude e leveza no cômodo. E vice-versa.

Quanto ao revestimento do papel de parede, prefira os modelos de acabamento acetinado, pois acumulam menos pó, sendo alternativas perfeitas para quartos de crianças ou de pessoas alérgicas.

Cozinha

Com a tendência das cozinhas gourmet, foi-se o tempo em que esse cômodo da casa era sinônimo de decoração neutra ou monocromática. Por isso, vale a pena investir em papéis de parede mais arrojados quando o assunto é cozinha.

Afinal, eles trazem estilo e funcionalidade para esse cômodo que vem se transformando em uma nova área de convívio social dentro da casa. Uma ótima sugestão para cozinhas são os papéis de parede que simulam azulejos hidráulicos coloridos e vibrantes.

Além de mais baratos e fáceis de aplicar, os papéis de parede também são práticos na hora da limpeza. Mas atenção: é imprescindível escolher o revestimento ideal para esse tipo de ambiente. No caso das cozinhas, recomenda-se que o papel de parede possua acabamento vinílico, que é a opção mais apropriada para locais úmidos.

Banheiro

Como os banheiros são cômodos geralmente mais minimalistas — com poucos objetos decorativos — também está liberado ousar na escolha do papel de parede, apostando em estampas modernas, texturas vibrantes ou cores escuras, por exemplo.

Apenas uma ressalva: assim como na cozinha, papéis de parede para banheiros devem possuir acabamento vinílico. Além de ser mais resistente à luz e umidade, esse tipo de revestimento é lavável, facilitando a limpeza do cômodo.

Viu só? Com essa leitura, vai ser bem mais simples acertar na escolha do papel de parede para cada cômodo da casa! Mas lembre-se que, para garantir a aplicação perfeita, é preciso preparar as paredes adequadamente, além de escolher lojas especializadas para realizar a compra e deixar sua casa mais bela.

Ficou inspirado? Então aproveite e acompanhe nosso catálogo com as melhores opções de papéis de parede disponíveis no mercado!

Share Button
spacer

Leave a reply