Casa e decoração: qual o material ideal para móveis de praia?

Ter um lar para chamar de seu bem perto da praia é uma das maiores conquistas de quem curte o verão. Entretanto, sabemos que realizar a manutenção desse imóvel não é tarefa fácil, já que os efeitos da maresia costumam ser percebidos em toda a casa e decoração, em especial no mobiliário.

Pensando em ajudar aqueles que ainda não sabem lidar com esse problema, o post de hoje vai revelar qual é o material ideal para os móveis de praia. O objetivo é auxiliar você a fazer boas escolhas em cada cômodo da residência.

Que materiais utilizar?

Para banheiros e cozinhas, MDF ultra

Nos lavabos, banheiros, cozinhas e áreas de serviço, móveis fabricados com MDF ultra são ótimas opções, pois o material possui boa resistência à ação da umidade e do vapor.

Apesar de ser mais caro, o MDF ultra apresenta outras vantagens, como praticidade na limpeza e resistência ao ataque de cupins.

Para a sala de estar, fibra sintética

Por ser um espaço de convivência, a sala pede móveis aconchegantes e que não sintam os efeitos da umidade e do suor. Afinal, durante o verão, as pessoas tendem a transpirar mais.

Sendo assim, uma boa ideia é apostar em peças feitas de fibra sintética, que são rústicas e combinam bem com o ambiente praiano.

Para completar, coloque almofadas e assentos revestidos com tecidos à prova d’água, como o sunbrella e o acquablock. Ambos são oferecidos no mercado em diversas estampas e cores.

Para os quartos e sala de jantar, madeira maciça

Aconchegante e rústica, a madeira maciça é material recorrente nos projetos de decoração que envolvem casas de praia. Sua beleza pode ser bem explorada no mobiliário da sala de jantar. Mesas, cadeiras, aparadores e cristaleiras são bem-vindos na montagem do espaço.

A mesma regra vale para os dormitórios, porém, com um ponto de atenção: cuidado com a cor da madeira. Prefira os tons claros, que deixam o cômodo leve, amplo e menos abafado.

Para a área externa, polipropileno

Esta opção é totalmente válida para este local, pois, o material é o que lhe deixará mais tranquilo com o seu uso, podendo levar sol e chuva constantemente, o polipropileno é resistente e de fácil limpeza, podendo tranquilamente receber uma “passadinha” de esponja.

O que evitar na casa e decoração de praia?

Além dessas instruções, saiba quais materiais devem ser evitados ao mobiliar a casa de praia:

  • Esqueça as peças de ferro ou banhadas em aço, pois oxidam muito rápido sob o efeito da maresia;
  • O couro sintético não é recomendado nos estofados, pois deterioram com o suor e não oferecem conforto em dias quentes; o mesmo vale para tecidos felpudos, que não combinam com o clima praiano;
  • Móveis em vidro tendem a ficar muito sujos na praia por conta da maresia. Melhor evitá-los.

Com essas dicas de casa e decoração, o lar na praia ficará sempre bela e aconchegante para receber os apaixonados pelo verão.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *