Cadeiras Charles e Ray Eames

Cadeira DAR (Dining Armchair Rod) - 1948
Cadeira DAR (Dining Armchair Rod) – 1948

Criada pelo famosíssimo casal de designers Charles e Ray Eames no ano de 1948, para o concurso de design ”Low-Cost Furniture Design” promovido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), cujo objetivo era a criação de móveis com baixo custo.

Base torre Eiffel
Base torre Eiffel

A cadeira DAR (Dining Armchair Rod) em sua primeira aparição possuía os pés cromados, que por conta de seu formato, foram apelidados pelo casal como ”torre Eiffel” e são chamados assim até hoje, à princípio o assento da cadeira seria confeccionado em metal, mas isso desclassificaria a peça do concurso, já que consequentemente encareceria o produto. Com a ajuda da fabricante americana de plásticos Zenith Of Gardenia, eles desenvolveram um assento que misturaria plástico e fibra de vidro.

 

Suas formas foram mantidas até os dias atuais, o que mostra o quão moderna foi e é essa linda cadeira. Hoje confeccionada em Polipropileno a cadeira DAR não só se tornou mais leve ou só mais confortável que seu modelo primórdio, mas possuem agora uma grande variedade de bases sendo elas, a cadeira DAR (com base torre eiffel cromada), a cadeira DAW (com base torre eiffel madeira), a cadeira RAR (com base madeira balanço) e a cadeira PACC (com base rodízio e regulagem de altura), tornando possível usar as cadeiras em um inúmeros ambientes, sendo eles: Sala de jantar, sala de estar, cozinha, quarto, jardim, escritório ou em qualquer outro ambiente que desejar.

 

Cadeiras-DAR-
Modelos de cadeiras Charles e Ray Eames

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *