Harry Bertoia

 

Hoje, falarei sobre a cadeira Bertoia. No entanto, gostaria de contar um pouco sobre o seu designer, Harry Bertoia, e sua trajetória.

Harry Bertoia

Nascido em San Lorenzo, Itália em 10 de março de 1915-1978, foi para os Estados Unidos em 1930. Formou-se em 1936, foi bolsista e professor da Academia de Belas Artes de Cambrook

em Detroid, no estado do Michigan. Sei que falando assim não parece muita coisa. Mas, só para se ter uma ideia, essa mesma academia idealizada nos anos 20, teve em campus Charles e Ray Eames, os Saarinens (Eliel e Eero), Dan Hoffman, Peter Rose, Tod Williams, Steven Holl, entre muitos outros.

Em 1943, dividiu espaço no atelier dos Eames e desenvolveu novo método de prensar madeira com Eero Saarinen.

Já nos anos 50 estabeleceu uma grande parceria com Florence Knoll, colega de Cambrook. E desta forma foi para Pensilvânia, onde projetou uma nova linha de moveis com fios metálicos, curvados e soldados. A ideia de cromar as peças surgiu quando a GM precisou de cadeiras para uma exposição, onde foram banhadas em cromo de amortecedores.

Ao projetar a linha Bertoia, Harry explorou suas formas e principalmente seu espaço. Apesar de ser feita em aço maciço, suas peças são extremamente leves. No início, tentaram fabricar mecanicamente mas, logo perceberam que todo o processo só poderia ser realizado manualmente. O que dá um ar de peça única por cliente.

O sucesso foi tão grande que foi possível a Harry Bertoia dedicar-se à carreira de escultor, sua grande paixão.

A cadeira Bertoia, integrante da linha Bertoia, possui estrutura em aço carbono, cromado, inoxidável ou em pintura eletrostática. Com almofada em courrissimo para assento ou encosto. E mesmo sendo feita de metal, acredite se quiser, pesa apenas 6kg.

É incrível como um produto criado nos anos 50 consegue ser, ao mesmo tempo, clássico e tão atual. Do ponto de vista de Harry, a linha de produtos Bertoia, seriam esculturas cortadas, permeadas e atravessadas pelo espaço.

Por tratar-se de um produto em domínio público, está sujeita a pequenas variações em sua produção atual, tais como: inclinação do assento, base, fixação e cores.

A cadeira Bertoia cumpre com todas as suas exigências de funcionalidades mas, vai além, oferecendo uma peça de arte, design, história e decoração.

Conheça nossa linha de um dos principais designers do século 20. Encontre em nossa loja, cadeira Bertoia, banqueta Bertoia, banco Bertoia e muito mais. Tudo para sua sala de jantar, sala de estar e cozinha.

Share Button

One Comment

  1. Leticia Lima

    Comprei a cadeira Bertoia com vocês e fiquei muito contente!
    Design incrível e ótima qualidade.
    Uma bela peça, atemporal, que dá um destaque muito bacana na decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *