Aprenda como decorar uma cozinha americana

O conceito de cozinha aberta vem se tornando cada vez mais popular entre os projetos de arquitetura e design de interiores. A integração entre a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha é uma das alternativas para ampliar ambientes pequenos e, por isso, veio para ficar. Portanto, hoje, mais do que nunca, é preciso saber como decorar uma cozinha americana.

Neste post, daremos dicas de como deixar o espaço charmoso, bonito, organizado e convidativo. Afinal, quem tem cozinha americana costuma adorar receber os amigos para um jantar especial, não é mesmo? Veja, então, como decorá-la.

Defina o tipo de bancada

As cozinhas americanas são separadas de outros ambientes da casa por uma bancada. O item é bastante versátil e pode servir como mesa, balcão para preparo de alimentos, espaço para guardar eletrodomésticos e utensílios etc. Defina a utilidade da sua bancada e escolha o material que vai usar.

Você pode optar por um balcão em mármore, granito ou MDF, que são os mais comuns. Ele pode ser revestido com pastilhas de vidro ou ter pés com detalhes em madeira e pedras. O importante é que o material seja resistente à umidade e fácil de limpar, pois será bastante utilizado.

Quanto ao formato, podem ser retangulares, como um corredor; em “L” ou em “U”, dependendo do espaço e da planta do imóvel. As bancadas nesses dois últimos formatos costumam ser usadas, também, para cooktops e pias, aumentando ainda mais a integração entre quem está cozinhando e os convidados.

Combine piso e parede

Nos conceitos mais abertos, sala e cozinha se tornam um só ambiente. Por isso, é importante combinar o piso e a parede de ambos. Você não precisa usar o mesmo material ou cor nos dois, mas eles devem ter alguma relação. Nas paredes, opte por combinar azulejos coloridos na cozinha com uma parede de cor mais neutra na sala.

Uma boa ideia é usar piso frio, como cerâmica, que seja fácil de limpar. Na sala, você pode usar um tapete sobre ele para esquentar o ambiente. Se você tem condições de investir um pouco mais, prefira porcelanatos polidos ou rústicos, mármore, granito ou silestone, que são bonitos e deixam o espaço mais elegante. Outra boa opção é o cimento queimado, que está em alta.

Invista em móveis bonitos e práticos

Como tudo vai ficar à vista e integrado, os móveis devem ser bonitos, modernos e, mais uma vez, combinar entre si. Para a bancada, escolha banquetas que complementem os móveis da sala. Podem ser de couro, plástico, policarbonato ou metal. Vai depender do estilo de decoração, mas procure algo contemporâneo, como as próprias cozinhas americanas são.

Pense também na praticidade. Como você terá menos parede, os armários da cozinha devem ser funcionais e aproveitar todos os espaços entre o teto e o chão, de forma que os utensílios, a louça e a comida fiquem bem guardados. O ideal é buscar móveis planejados e sob medida.

Garanta a limpeza e a organização

A limpeza e a organização são as peças-chave para uma cozinha harmoniosa. Novamente, como tudo estará à mostra, prefira eletrodomésticos que sejam bonitos e escolha uma linha só entre a branca, a de inox ou a vintage, dependendo do que combinar mais com o estilo da decoração e com seu orçamento.

Não deixe a louça acumular e mantenha tudo limpo, para que a sujeira não fique aparente e se espalhe pelo restante da casa. Acima do fogão é fundamental ter uma coifa potente para sugar a gordura e o cheiro forte dos alimentos durante seu preparo.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como decorar uma cozinha americana e consiga aproveitá-las na sua casa. Conte-nos a sua experiência. Tem mais ideias? Então, deixe seu comentário neste post!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *