Aprenda como conservar móveis que ficam expostos ao sol

Na hora de criar o ambiente ideal para a área externa da casa, vale escolher e combinar cores, estampas e materiais diferentes para uma decoração perfeita, certo? No entanto, você já parou para pensar nos cuidados que é preciso tomar com os móveis que ficam expostos ao sol o tempo todo?

Se essa nunca foi uma preocupação, tenha calma! Nós preparamos o post de hoje com as melhores dicas de como conservar móveis de diferentes materiais para que eles permaneçam como novos por muito mais tempo. Confira!

Conservar móveis de madeira

Quando permanecem em contato frequente com o sol, os móveis de madeira podem manchar ou descolorir mais rapidamente devido ao ressecamento do material. Uma forma de evitar isso é aplicar duas camadas de verniz ao menos uma vez por ano, pois ele é capaz de proteger o móvel dos efeitos dos raios UV.

Se não houver sombra nos móveis em nenhum momento do dia, vale cobri-los com uma cobertura plástica reforçada quando eles não estiverem sendo utilizados. Também é importante limpar o móvel a cada 15 dias com uma flanela macia e produtos próprios para madeira, como o óleo de peroba ou de linhaça, por exemplo.

Preservar móveis com fibras naturais

Em primeiro lugar, é importante dizer que os móveis confeccionados em fibras naturais não são recomendados para áreas externas, pois a exposição direta ao sol, vento e chuva afeta consideravelmente sua durabilidade.

No entanto, se mesmo assim você pretende utilizar esse material na decoração do jardim, varanda ou área da piscina, há meios de retardar o desgaste e ressecamento — como instalar ombrelones para oferecer sombra aos móveis ou colocar almofadas sobre eles. De outro modo, é melhor que eles permaneçam somente na parte interna da casa.

Conservação de móveis de fibras sintéticas

Embora essa seja uma opção muito melhor em comparação às fibras naturais, quando se trata de exposição ao sol, os móveis de fibra sintética também necessitam de certos cuidados.

Para conservar esse tipo de móvel, é preciso higienizá-los ao menos uma vez por semana com um pano úmido, esponja ou escova de cerdas macias e sabão neutro. Quando não estiverem sendo utilizados, vale cobri-los com algum tecido ou plástico resistente.  

Cuidar de móveis de plástico

Móveis confeccionados em plástico são resistentes à exposição ao sol desde que sejam devidamente higienizados. Do contrário, podem adquirir uma superfície manchada e amarelada com o tempo.

O principal modo de limpar móveis de plástico é lavá-los com água e sabão uma vez por semana. Além disso, é possível adquirir ceras e pastas de limpeza específicas para esse material. Sem dúvidas, eles são mais simples de conservar pois demandam baixa manutenção.

Proteger móveis de alumínio

De todos os materiais aqui citados, o alumínio é, talvez, o mais apropriado para ficar exposto ao sol devido a sua grande resistência a intempéries e sua durabilidade. No entanto, não é por isso que você deve negligenciar a limpeza deles, já que esse procedimento é importante para conservar móveis deste tipo.

Procure realizar a limpeza com nada mais do que água e sabão neutro e evite a todo o custo o uso de produtos abrasivos. Para manter o aspecto de novo, passe cera no móvel com uma flanela macia ao menos uma vez ao mês.

Se o móvel tiver acabamento brilhante, opte por cera automotiva. Se o acabamento for fosco, a melhor opção é o silicone líquido. Ao tomar esses cuidados básicos, não há por que se preocupar quanto a exposição da mobília ao sol.

Como você pode ver, com as dicas citadas nesse post ficará muito mais fácil conservar móveis que ficam expostos ao sol, independente do material de fabricação deles.

E aí, gostou do conteúdo? Então agora leia um artigo para aprender como escolher as cadeiras perfeitas para um jardim!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *