***Afinal, quem foi Charles Eames?

No mundo do design de móveis, alguns nomes são fortes referências para quem busca por peças conceituadas, bem trabalhadas e desenvolvidas especialmente para valorizar o ambiente. Um deles é Charles Eames, dono de um trabalho que podemos descrever como respeitável, inovador e dinâmico.

As peças que desenvolveu ao longo de sua carreira continuam sendo admiradas graças à capacidade de unir desenho gráfico, funcionalidade e traços artísticos em uma única peça, como cadeiras decorativas. Mas, boa parte do sucesso do mobiliário que ele criou veio de uma parceria icônica com sua esposa, Ray Eames.

Desenvolvemos este miniguia para mostrar a trajetória, as inspirações e as principais criações de Charles. Confira e encante-se com o design único e arrojado dos projetos dele!

Quem foi Charles Eames

Nascido no estado norte-americano do Missouri, Charles Eames Jr. já trazia no sangue o amor pelo design. Sobrinho do conhecido arquiteto William S. Eames, Charles trabalhou, aos 14 anos, em uma empresa que desenvolvia projetos de engenharia e arquitetura. Foi aí que se consolidou uma paixão.

A influência do tio o levou à Universidade de Washington onde, por algum tempo, estudou arquitetura. Mas, graças à proximidade com a dupla de arquitetos Eliel e Eero Saarinen (pai e filho), mudou-se para o Michigan e concluiu seu curso na Academia de Arte de Cranbrook.

Essa seria a mudança de sua vida! Em 1941, com uma sólida sociedade firmada com Eero Saarinen, Charles Eames desenhou um mobiliário para a competição “Organic Design in Home Furnishings”, do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, e ganhou seu primeiro prêmio.

A ida para Michigan também o levou a conhecer aquela que seria sua segunda esposa, Ray Kaiser. Formava-se, então, uma dupla que marcaria o mundo do design de móveis. Eles se mudaram para Los Angeles e, lá, construíram uma carreira sólida e a icônica “Eames House”, uma referência da arquitetura moderna.

A dupla Charles e Ray

Mais do que designers talentosos, Charles e Ray eram artistas intuitivos. As peças que criaram agradam a quem ama traços arrojados e também àqueles que buscam por funcionalidade. Para além da beleza de seu mobiliário, o trabalho do casal Eames era feito para atravessar décadas.

Três coisas marcaram sua produção: a necessidade de tornar móveis de alta qualidade acessíveis; a capacidade de inserir novos materiais; e o preciosismo com as linhas artísticas. Um item que reflete isso é a inovadora cadeira “Molded Plywood”, feita em madeira inteiriça, fibra de vidro e plástico moldado.

Outro exemplo é a famosa cadeira “La Chaise”, criada para a competição de móveis de baixo custo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, em 1948. Inspirada na escultura “Nu Reclinado”, de Gaston Lachaise, o móvel não ganhou a competição e só foi fabricada nos anos 90, quando o casal já havia falecido.

As inspirações e principais peças

Engenhosidade e inteligência eram palavras de ordem na criação do casal. Mas a cumplicidade deles era o que mais inspirava suas criações. O entusiasmo deles, a rotina alegre que levavam, sua elegância e sua sofisticação se refletiam nos traços sutis e na estética simples, porém apurada, que eles criaram.

Charles Eames tem uma frase famosa e divertida que diz: “Meu sonho é ter pessoas trabalhando em coisas inúteis”. Assim, o Studio Eames reuniu uma equipe que era, diariamente, encorajada a experimentar, testar e colocar a criatividade em prática.

Entre as peças mais conhecidas do casal Eames está a poltrona “Eames Lounge Chair”. Item permanente na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a poltrona com puff se tornou emblemática por seu desenho minimalista e versátil.

Outras peças marcaram o designer do casal, como:

  • o singular cabideiro Charles Eames
  • a mesa Eiffel, da linha de jantar Eames, com pés em madeira maciça e estrutura interna em aço;
  • o Biombo Eames em madeira lindamente moldada em forma de ondas;
  • e a cadeira para escritório Charles Eames Office.

Charles Eames se tornou uma das grandes referências do design funcional, e suas criações em parceria com a esposa Ray marcaram a história da arquitetura e da decoração. Que tal ter uma dessas peças em casa? Confira as opções disponíveis no nosso site!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *