6 dicas incríveis para usar espelhos decorativos no quarto

 

Os espelhos são acessórios extremamente versáteis, não importa o estilo do ambiente, sempre é possível utilizá-los na decoração. Há diversas opções, modelos e tamanhos. Além disso, são excelentes para ampliar o ambiente, deixá-lo ainda mais sofisticado e melhorar a iluminação.

Todas essas vantagens colaboram para a utilização de espelhos decorativos no quarto. Então, se você deseja conhecer modelos e dicas de como usá-los para deixar seu quarto incrível, continue lendo este post!

Modelos de espelhos decorativos para quarto

Existem diversos, alguns podem ser utilizados em todos os tamanhos de quarto, outros são mais indicados para metragens específicas. Confira os modelos que mais podem valorizar seu dormitório:

Espelho grande

São lindíssimos e indicados para quartos pequenos. O ideal é fixá-lo na parede para que ele reflita o ambiente e dê a sensação de que o quarto é mais amplo. Em dormitórios grandes o ambiente pode perder o caráter intimista.

Espelhos com moldura

Grandes ou pequenos são excelentes opções para quartos. As molduras são ótimas, pois diferenciam os espelhos, dando mais característica à peça como um todo e ao cômodo.

Espelho bisotado

O acabamento bisotado é ótimo para quem gosta de características, porém, mantendo um estilo clean e elegante. É possível fazer diversos desenhos, formatos e efeitos, o que torna essa ideia extremamente versátil — seja ocupando uma parede inteira ou apenas um pedaço.

Espelho redondo

Muita gente não utiliza espelho redondo em quartos ou outros ambientes por ter dúvidas em como compor ou por achar que esse tipo de espelho se destina apenas a banheiros. Esse formato é indicado para espaços modernos e pode ser combinado com outros moldes.

Espelho provençal e veneziano

Esses são os modelos mais comuns em quartos. Espelhos com moldura detalhada e delicada. O provençal apresenta muitas opções de cores. Para utilizá-lo não é necessário que a decoração siga o estilo clássico. É muito comum ver esses tipos de espelhos em ambientes modernos.  

Como utilizá-los no quarto

Os espelhos são muito úteis, tanto para ampliar e valorizar o ambiente quanto para melhorar a iluminação do mesmo. Eles rebatem a luz vinda da janela e, por isso, o cômodo fica mais claro.

Além disso, também proporcionam ilusão de ótica, fazendo parecer que o ambiente é maior do que realmente é, uma vez que cria profundidade por meio do reflexo. O espelho também reflete ângulos diferentes dos cômodos, promovendo um jogo de imagens que quando bem utilizado valoriza móveis, objetos, iluminação e o quarto como um todo.

Entretanto, por refletirem todas as imagens que estão em sua direção, deve-se ter cuidado onde o espelho será colocado. Afinal, ninguém quer que aquele cantinho bagunçado ganhe destaque.

Pensando nisso, separamos 6 dicas de como você pode utilizar os espelhos aproveitando ao máximo seus benefícios e vantagens:

1. Valorize objetos decorativos e móveis

Essa dica já é conhecida por algumas pessoas e, provavelmente, você já a viu executada em algum lugar, porém, ela é esquecida por muitos. Para colocá-la em prática, basta destacar os pontos fortes do seu quarto ou o que você considera mais bonito.  

Sabe aquele móvel que você ama? Um abajur ou luminária incrível e, até mesmo, um vaso ou demais objetos decorativos? Então, se deseja destacá-los, posicione o espelho de modo que ele reflita essa imagem.

2. Utilize móveis espelhados

Um exemplo bem legal é utilizar estantes com espelho. Geralmente, esse móvel ocupa espaço dando certo peso ao ambiente. Ao utilizar espelhos no fundo da estante ou das divisórias, os objetos ali colocados serão refletidos e esse móvel passará a ter duas funções — guardar e decorar.

Outra opção que valoriza muito o quarto — principalmente os dos pequenos — é utilizar espelhos nas portas do guarda-roupa. Como esse móvel ocupa um grande espaço do cômodo, quando são espelhados, proporcionam a sensação de que o ambiente é bem maior, além de deixá-lo mais sofisticado e bonito.

3. Melhore a iluminação com os espelhos

Isso mesmo, essa frase não está errada. Os espelhos podem ser usados como ponto de iluminação. Para que isso seja feito da melhor forma possível, o ideal é que você observe durante o dia por onde a luz entra no quarto e em que parte há menor incidência.

Você deve posicionar o espelho de forma que ele receba a luz solar e a reflita no ponto menos iluminado. Outra opção é colocar o espelho refletindo um abajur ou luminária, assim a luz será intensificada.

4. “Aumente” o espaço

Quem dera fosse fácil aumentar um cômodo pequeno, não é mesmo? Mas se você não pode ter um quarto grande, consegue pelo menos ter essa sensação. Para garantir a impressão de que o ambiente tem quase o dobro do tamanho, deve-se usar um espelho grande, que reflita o quarto inteiro.

Entretanto, existe um detalhe muito importante: o espelho deve fazer um ângulo de 90º com o piso para refletir todo o quarto. Se ele estiver inclinado para o piso ou para o teto, o efeito proporcionado será outro.

5. Use o espelho como item decorativo

Essa dica serve para quartos de todos os tamanhos, mas é perfeita para os grandes. Ela é ideal para quando se deseja adicionar informação ao ambiente, porém, com leveza. Os espelhos divididos são um ótimo exemplo.

Ao instalar espelhos bisotados, cortados, com molduras diferenciadas, fazendo diferentes jogos de ângulos, você obterá as vantagens, de uma forma mais sutil, moderna e, até mesmo, única.

Fazer uma composição variada de espelhos pequenos em uma parede é outra opção bem charmosa, moderna e legal. Ideal para quem gosta de detalhes, a composição variada pode formar um mosaico ou apenas serem colocados de modo harmônico. É importante que os tamanhos não sejam muito diferentes entre si.

6. Não se esqueça dos móveis espelhados

É possível encontrar vários móveis espelhados atualmente, e isso é ótimo, porque, além de ter uma função prática, também será decorativo. Cômoda, armário, criado-mudo, mesa, penteadeira são algumas das opções que podem compor seu quarto.

Caso não encontre a peça espelhada que precisa, você também pode contratar um marceneiro e pedir para aplicar espelhos em algum dos seus móveis ou, ainda, fazer um novo. Vale a pena investir em espelhados, pois eles são leves e neutros.

Viu como os espelhos são peças extremamente versáteis? Desde móveis a detalhes meramente decorativos, eles podem proporcionar diversas vantagens ao ambiente, além de serem bonitos, modernos e sofisticados.

Agora que você já sabe quais formatos podem compor um quarto incrível e dicas de como usar e posicionar espelhos decorativos no quarto, não deixe de colocá-las em prática! E que tal compartilhar o post em suas redes sociais para que todos conheçam essas vantagens?

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *