5 dicas para decorar um home office com seu estilo

A cada dia, é mais comum encontrar pessoas que decidiram trabalhar em casa. As vantagens em optar por essa prática são inúmeras: mais flexibilidade de horários, oportunidade de exercer a profissão em qualquer lugar e aumento da qualidade de vida.

Porém, para finalizar as tarefas do dia e alcançar bons resultados no fim do mês, é fundamental cuidar da organização do ambiente. Além de trazer itens que tenham a ver com o seu perfil, o espaço precisa ser funcional e estimular a produtividade. Vamos descobrir mais?

Neste post, você encontrará dicas especiais para decorar um home office moderno e ideal para as atividades profissionais. Acompanhe!

1. Escolha a cadeira correta

Seja em um home office ou nos escritórios convencionais — quando se trata de trabalho, a cadeira é um item indispensável. Além de escolher um modelo esteticamente agradável, você deverá buscar peças que sigam as normas da ergonomia.

Priorize modelos confortáveis, capazes de deixar a coluna ereta e que se encaixem no contorno da lombar. Uma boa sugestão é utilizar itens com regulagem, que permitem fazer ajustes de acordo com a estatura de cada pessoa.

Quanto aos materiais, prefira as opções com tela de nylon, poliéster ou algodão. Se você costuma receber clientes no home office, as longarinas se tornam ótimas alternativas para valorizar o espaço e oferecer conforto.

2. Acerte na paleta de cores

Para deixar o escritório mais belo e influenciar no humor, use as cores como grandes aliadas. Algumas tonalidades, como as avermelhadas, são ótimas para estimular a criatividade e devem ser aplicadas de forma estratégica no ambiente.

Objetos pequenos, como luminárias, porta-lápis e revisteiros são ideais para receber o tom avermelhado. Para que o ambiente não fique carregado demais, reserve as cores neutras para a mesa, estante, nichos e prateleiras.

As cores devem ser usadas com equilíbrio para que não causem efeitos indesejados, como sensação de estresse e irritação. Existem, ainda, os tons terrosos de marrom e bege, que são indicados para quem precisa manter o foco.

3. Use plantas para um visual aconchegante

Esqueça a ideia de que, para decorar um home office, você deverá usar apenas itens próprios de escritório. Apesar de ser um espaço que necessita de concentração e estabilidade, não há problema algum em compor o visual com elementos decorativos diferenciados.

Este é o caso das plantas que, além de charmosas, trazem mais cor e a sensação de acolhimento ao local. Estudos recentes apontam que as flores e folhagens ajudam a diminuir o estresse, e, inclusive, melhoram a qualidade do ar nos escritórios.

Algumas espécies, como a palmeira-ráfia ou a violeta se adaptam muito bem a qualquer tipo de iluminação. Por esse motivo, se tornam excelentes escolhas para compor ambientes internos.

4. Organize a decoração com itens especiais

Um dos princípios básicos para ter um home office impecável é manter a boa organização. Portanto, elimine itens que não são mais úteis e deixe o ambiente o mais clean possível.

Nos escritórios, é comum encontrarmos livros, pastas, documentos e itens de papelaria que não são armazenados adequadamente. A saída é investir nos práticos nichos ou prateleiras, pois harmonizam com qualquer estilo de decoração e são acessíveis a todos os bolsos.

Provavelmente, você também já guardou itens que não eram usados com muita frequência e que, ao mesmo tempo, não poderiam ser descartados, certo? Nesses casos, procure armazená-los em caixas organizadoras ou em gavetas com divisórias.

5. Planeje uma boa iluminação

Trabalhar em um lugar mal iluminado pode ser muito prejudicial, tanto para a saúde quanto para a produtividade. Sabendo disso, procure investir na iluminação natural do ambiente. Prefira espaços com janelas amplas e fuja das cortinas com tecidos pesados ou que atrapalham a entrada da luz.

Na hora de posicionar os móveis, verifique se há focos de iluminação refletindo no monitor do computador ou diretamente na mesa. Esse efeito pode ser bastante incômodo e prejudicar o desempenho das atividades.

Para aumentar a incidência de luz à noite, procure modelos de luminárias ajustáveis. Práticas e acessíveis, essas peças são excelentes para decorar um home office e, de quebra, garantem maior conforto visual.

Gostou das nossas dicas para compor a sua própria estação de trabalho? Para ficar por dentro das novidades, assine a nossa newsletter!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *