5 dicas de como decorar a varanda da sua casa

Para quem mora em uma casa, a varanda é um espaço mais próximo de um quintal ou jardim. Ela serve de ligação entre os cômodos internos e o ambiente externo. Por isso pode ser o local ideal para descansar, apreciar a vista e reunir os amigos.

Mas para que ela seja aconchegante é importante investir na decoração. Aproveitar melhor o espaço e incluir móveis mais funcionais estão entre as tendências para deixar a varanda mais versátil.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 5 dicas para decorar a sua varanda. Confira!

1. Crie jardins verticais

Geralmente as pessoas gostam de ter plantas na varanda e as colocam em posição horizontal, acompanhando a linha da parede, por exemplo. Mas já pensou em organizar de outra forma? Que tal um jardim vertical?

Instale uma estrutura de madeira ou pallet e pendure os vasos com ganchos. Faça a variação de altura de acordo com o tipo de planta ou com o tamanho dos vasos. Assim você vai ter uma varanda com um aspecto mais diversificado e ainda ganhar mais espaço.

2. Faça da varanda um espaço de relaxamento

Quer fazer da sua varanda um lugar de descanso? Então instale uma rede ou uma espreguiçadeira. Escolha acabamentos naturais, como materiais de madeira, e texturas de tons pastéis.

3. Encontre móveis para ocupar espaços vazios da sua varanda

Na varanda sempre tem um cantinho que sobra, sem uso e que, aparentemente, não tem como ser preenchido. Para resolver isso, faço uso de bancos em formato de “L” ou de prateleiras e estantes.

Banquetas também podem ser um boa ideia para a sua varanda. Elas podem ser encontradas em tamanhos distintos e em diversas cores, são confeccionadas em aço carbono e o acabamento é em pintura epóxi. Tudo isso garante maior durabilidade em relação aos fatores ambientais nos espaços externos, como exposição ao sol ou à chuva. 

4. Inclua móveis funcionais para ganhar espaço

Você tem uma varanda pequena e sempre fica incomodada com a falta de espaço para incluir mais móveis? A solução é usar móveis funcionais. Você pode utilizar um banco para servir como assento ou como apoio lateral. Ainda pode transformar um pufe em uma mesa de centro, colocando uma bandeja em cima dele. Esses e outros móveis funcionais vão dinamizar o espaço da sua varanda.

5. Aposte em mesas e cadeiras dobráveis

Muitas vezes você precisa de mais espaço na varanda, para abrir uma pequena pista de dança, por exemplo. Mas, onde colocar os móveis? Mesas e cadeiras dobráveis são ideais em situações como essa e muito indicadas para esse ambiente. Você também pode incluir nas paredes pequenos ganchos para dependurar esses móveis. Tudo vai ficar mais versátil na sua varanda!

Essas foram algumas dicas para você decorar a sua varanda. Se você quiser adotar uma estilo diferente, aposte na decoração minimalista. Ela é ideal para uma varanda que recebe bastante luz natural e para quem gosta de viver em um espaço com aspecto clean.

E você, o que gostaria de colocar na sua varanda? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!

Share Button
spacer

Leave a reply