5 designers de móveis que você precisa conhecer

Olhar para o passado é essencial para nos levar ao futuro. E, no mercado de design de mobiliários, não é diferente. Grandes designers de móveis pavimentaram o caminho e criaram verdadeiras obras de arte que ainda hoje ensinam e inspiram milhares de profissionais.

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 designers de móveis que revolucionaram a indústria e a elevaram ao status de arte. Conheça o trabalho desses grandes mestres!

1. Eero Saarinen

O arquiteto finlandês Eero Saarinen (1910 – 1961) imigrou para os Estados Unidos em 1923 e formou-se na faculdade de Yale, em 1934. Após um curto período na Europa, começou a lecionar na Cranbrook Academy of Art, em Bloomfield Hills, onde seu pai, o também arquiteto Eliel Saarinen fora o primeiro presidente.

Em 1937, iniciou uma sociedade com Charles e Ray Eames, que levou ao desenvolvimento de uma série de móveis vanguardistas, reconhecida com vários prêmios no MoMA. Trabalhando para a Kholl International, teve uma carreira de sucesso como designer de móveis, entre elas as coleções Womb e Pedestal, de onde saíram a mesa e a cadeira Tulipa.

2. Philippe Starck

O arquiteto autodidata Philippe Starck nasceu em Paris, em 1949. Seu trabalho não se limita e vai desde o design de interiores ao design de móveis e produtos do dia a dia. Suas criações estão presentes em grandes hotéis ao redor do mundo, onde seu trabalho de design de interiores se mescla ao design de móveis.

Philippe passou a infância criando, montando e desmontando objetos, graças ao pai que era designer de aeronaves. Com o desejo de desafiar as regras, Philippe recriou e reinventou todo tipo de objetos e, também, foi o responsável pela inclusão do plástico como material refinado na produção de móveis.

3. Harry Bertoia

Harry Bertoia (1915 – 1978) possui um dos nomes mais conhecidos e cobiçados no mercado de design de móveis, graças ao requinte e fineza de suas cadeiras, mesas e esculturas. O artista italiano tinha apenas 27 anos quando projetou a icônica cadeira Diamante.

Também introduziu um novo material no mercado de design de móveis, a tela de arame. Trabalhou com o aço, dando formas orgânicas ao material e, em conjunto com Charles e Ray Eames, desenvolveu técnicas novas de moldar a madeira compensada. Bertoia deixou um grande legado criativo para o mundo do designer.

4. Pierre Paulin

Pierre Paulin (1927 – 2009) ficou conhecido por antecipar as tendências e revoluções sociais e as estimular por meio das suas criações e designs. É considerado um dos designers franceses mais talentosos da metade do século XX. Seu design preza pela simplicidade das linhas e pelo conforto da vida moderna.

O trabalho com os artesãos do Atelier de Pesquisa e Criação do Le Mobilier National, a restauração da ala Denon do Museu do Louvre e a reforma do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou impulsionaram sua carreira, mas foi seu trabalho à frente de seu tempo que causou admiração.

5. Verner Panton

O inovador arquiteto dinamarquês Verner Panton (1926 – 1998) se formou na Real Academia Dinamarquesa de Arte, em 1951. Sua criação mais famosa é a cadeira Panton, um símbolo da cultura Pop Art. Criada na década de 1950, apresentava um design singular e inovador, assim como todo seu trabalho.

Buscou trabalhar com materiais incomuns, usando o humor nas formas e coisas. Criou muitas peças de mobiliário, interiores e projetos arquitetônicos. Com seu projeto de casas desmontáveis, brincou com toda a concepção de ambientes, desafiando as normas da época.

Conhecer o trabalho desses grandes designers de móveis vai inspirar você, somar conhecimento e agregar valor ao seu trabalho. Compartilhe este post em suas redes sociais e divulgue o trabalho desses grandes artistas!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *