4 maneiras de utilizar móveis coloridos na decoração com elegância

Seja para destacar um ponto do ambiente ou para deixá-lo mais descontraído, os móveis coloridos têm o poder de transformar completamente a decoração da casa. 

Além de conferir um estilo único aos cômodos, esse tipo de mobília pode trazer muita elegância para seus ambientes. Porém, mesmo sendo uma tendência, é preciso tomar alguns cuidados para planejar bem o uso desses móveis na decoração. 

Pensando nisso, selecionamos 4 dicas para você não errar na mão e deixar sua casa ainda mais incrível. Confira:

1. Adote um estilo com os móveis coloridos

Observe o estilo de decoração da sua casa — minimalista, moderno, clássico, vintage, rústico, etc. Assim, fica mais fácil escolher os tipos de móveis e as cores que poderão ser combinadas. 

Se o estilo da sua sala for praiano, por exemplo, você pode adquirir um sofá azul-escuro e trabalhe o tom sobre tom, adicionando almofadas e poltronas de nuances mais claras. Nesse caso, você também poderá trabalhar tons de verde e vermelho. 

Já em quartos de decoração clássica, as cores amarela, cinza e coral ornam muito bem e podem ser trabalhadas para dar destaque a um espaço específico do cômodo.

2. Combine as cores

Depois de analisar o estilo da decoração, é preciso entender quais cores mais combinam entre si. Você pode harmonizar diferentes famílias de cor (amarelo, roxo, azul, etc.), observando os tons que, mesmo diferentes, transmitem sensação de harmonia quando juntos. Para isso, use móveis coloridos que combinem até mesmo com as paredes e outros acessórios da casa. Se a parede for amarela, por exemplo, prefira um sofá roxo.

Também é possível trabalhar com uma mesma família para aplicar a técnica de tom sobre tom. É só selecionar a família de cores que mais lhe agrada e utilizar móveis e objetos de decoração com diferentes nuances dessa tonalidade. Uma boa dica é trabalhar tons mais escuros e mais claros da mesma cor para contrastar e destacar pontos específicos do ambiente. 

3. Aposte em cores quentes

Cores quentes, principalmente em salas de estar e quartos, transmitem a sensação de aconchego. Para utilizar cores quentes de forma que o cômodo não fique com aspecto pesado, aposte no tom sobre tom. 

Na sala de estar, você poderá escolher um sofá vermelho e compor o restante da decoração com poltronas, mesa de centro e almofadas de diferentes tons da mesma cor. Para dar um toque de leveza ao ambiente, prefira paredes de cor neutra. 

Nos quartos, tons de laranja na cabeceira, cômoda e cadeiras ou puffs também vão muito bem.

4. Entenda a influência de cada cor

Cada cor tem o poder de transmitir determinado sentimento. Por isso, fique atento ao escolher os móveis coloridos de cada ambiente da casa. Cores mais frias, como o roxo, o azul e o cinza, costumam dar a sensação de paz e frescor, exercendo o efeito calmante. Já os tons quentes, como o amarelo e o vermelho, dão ideia de movimento e criatividade. Basta pensar no que você deseja sentir ao estar em cada ambiente; assim, escolher cada tom vai ficar ainda mais fácil.

Viu como usar móveis coloridos na decoração é simples e pode dar um charme ainda mais especial à sua casa? Então agora é hora de colocar a mão na massa. Escolha as peças que mais se adequam ao estilo de sua casa e aposte nessa tendência divertida!

Além dos móveis coloridos, que tal conhecer mais dicas sobre decoração e funcionalidade das cores nos ambientes? Confira neste post!

Share Button
spacer

Leave a reply