4 dicas para acertar em cheio ao decorar o quarto de casal

Decorar o quarto de casal, apesar de prazeroso, nem sempre é uma tarefa simples, já que é necessário conciliar as expectativas e as preferências de duas pessoas. 

Na tentativa de não desagradar o parceiro, muitas vezes o casal acaba optando por uma decoração simples, com cores e estampas básicas. Essa pode ser uma ótima opção se realmente refletir o gosto do casal mas, sem dúvida, não é a única. Confira algumas dicas para não errar ao decorar o quarto de casal!

1. Escolha a cama certa

O primeiro passo para a decoração do quarto de casal é escolher a cama. Na hora da compra, é essencial levar em conta o tamanho do quarto e que outros móveis vão compor o ambiente, para não acabar comprando uma cama muito grande ou muito pequena para o espaço.

Ambientes pequenos combinam com camas mais baixas, que ajudam a dar sensação de que o quarto é mais amplo. Já os espaços mais amplos combinam com camas e cabeceiras mais altas.

Se a sua intenção é economizar espaço, uma boa ideia é substituir a cabeceira por um papel de parede estampado ou texturizado. Já a escolha do colchão está atrelada apenas ao gosto do casal, que pode optar por uma versão mais macia ou mais firme. 

2. Amplie o ambiente

Se o quarto não for muito grande, procure ampliar o ambiente utilizando espelhos e cores mais claras na decoração. Móveis menores também ajudam a deixar o ambiente mais limpo visualmente. É possível, por exemplo, substituir criados mudos por prateleiras e poltronas por cadeiras.

Aliás, os criados mudos não precisam combinar como antigamente. Uma tendência atual é que eles reflitam a personalidade de casa usuário, mesclando um móvel mais romântico e outro mais sóbrio, por exemplo. O importante é que ele cumpra a função de abrigar abajures, celulares, livros e tudo que o morador precisar ter ao alcance das mãos.

3. Escolha móveis práticos

Além de bonitos, os móveis do quarto de casal precisam ser práticos. Por isso, o guarda-roupa precisa ter espaço suficiente para as roupas dos dois, assim como móveis de apoio, como cabideiros, penteadeiras e araras.

Pensando nisso, que tal colocar um recamier ou mesinha de apoio aos pés da cama? Esse tipo de móvel, além de receber a roupa de cama na hora de dormir, pode ser um bom apoio para roupas, bolsas e até o café da manhã do fim de semana.

As cadeiras e poltronas também são peças fundamentais para quem quer deixar o ambiente elegante e prático ao mesmo tempo, já que servem  como um ótimo ponto de apoio para tirar os sapatos, colocar bolsas, ler um livro ou receber alguma visita no quarto. Elas também são excelentes para quem usa uma parte do cômodo como escritório, já que ajudam a compor a decoração sem ocupar muito espaço.

4. Capriche nos detalhes

Escolha roupas de cama com padronagens alegres e aconchegantes, que combinem com o estilo pessoal do casal. As cortinas do quarto de casal devem ficar 20 cm acima da janela e ter 15 cm de espaço nas laterais, tocando de leve o chão. Luminárias, tapetes, quadros e fotos do casal também ajudam a finalizar a composição do ambiente.

Por fim, a principal dica é deixar o ambiente organizado. Arrumar a cama todos os dias, acender velas de vez em quando e manter caixas organizadoras para os objetos pessoais do casal ajudam a deixar tudo em ordem e tornam o ambiente mais prazeroso para ambos.

E você, como costuma decorar o quarto de casal? Não se esqueça de dividir conosco nos comentários suas experiências e dúvidas! 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *