4 dicas de decoração para áreas externas lindas e aconchegantes

Seu apartamento tem uma varanda ótima, mas precisa de um charme a mais? Ou você mora em uma casa e é apaixonada pela área externa, mas ela está sem graça, merecendo uma atenção especial? Não se preocupe, nós separamos dicas incríveis de decoração para áreas externas que vão te inspirar para dar uma renovada nesse ambiente da sua casa. Confira!

1. Escolha móveis com o material certo

Quando for comprar os móveis, é muito importante observar o tipo de material, porque eles ficarão expostos ao clima. Se for um banco com estofado, por exemplo, não é qualquer tecido que resistirá às mudanças climáticas durante o ano. Por isso, opte por tecidos impermeáveis, de fibras naturais ou sintéticas e fáceis de limpar.

Independentemente do tamanho da área, você deve dar preferência para mesas e cadeiras com materiais como policarbonato, alumínio, fibra e madeira, que são resistentes a chuva, frio e calor.

2. Utilize plantas

Elas fazem toda a diferença nos ambientes e são indispensáveis na decoração para áreas externas, trazendo charme, aconchego e pureza! Faça um jardim vertical em alguma parede, não precisa ser algo superelaborado, você pode instalar um pallet e colocar os vasinhos de plantas com ganchos. Nesse jardim vertical, aproveite para investir nos temperos frescos, ervas e floreiras. 

No chão e nos cantos, combine vasos de diferentes tamanhos e alturas, aproveitando bem o espaço que tiver. Escolha plantas de acordo com a quantidade de sol que requerem e que os seus espaços têm, lembrando-se da variação de calor e luz em cada ponto ao longo do dia.

3. Invista em aconchego

Para decorar a área externa de maneira convidativa, é preciso utilizar artifícios que proporcionem aconchego. Aposte em bancos ou poltronas, de dois ou três lugares, confortáveis — e de materiais adequados!

Nos dias mais frios, as mantas são perfeitas para esses ambientes. Elas podem ser utilizadas em cadeiras únicas, sofás ou bancos.

Se tiver espaço, coloque também uma mesa pequena, proporcionando um outro local para as refeições na sua casa. Assim, você começará a transformar seu espaço em uma área gourmet com aconchego e funcionalidade.

4. Harmonize com cores

Depois de escolher os móveis e dar vida ao ambiente com as plantas, é a hora de dar um charme final com as cores. Almofadas e mantas são ótimas opções para aplicá-las e harmonizar o espaço. Mas cuidado para não exagerar e colorir demais, planeje uma paleta de três a quatro tons.

Misture tecidos mais grossos com mais finos e com padrões diferentes, assim você mescla também estampas e texturas. Não há forma mais aconchegante de decorar uma área aberta!

No verão, opte por estampas com cores vivas e tecidos leves. Sim! Você pode colocar uma manta na decoração para áreas externas mesmo nos dias quentes. O cuidado que deve ter é apenas com o material do tecido para que não esquente demais o local e espante você e os convidados.

Quer saber mais sobre decoração? Então, confira nosso artigo sobre como valorizar a decoração da sua casa.

Share Button
spacer

Leave a reply